Automobilística
Saiba quais são os débitos do veículo que devem ser pagos em 2023
Um carro, apesar de ser bastante útil, gera muitos gastos. Saiba com quais débitos do seu veículo você deve se preocupar em 2023.
Uma dívida de carro é uma conta que o proprietário é legalmente obrigado a pagar. Isso inclui impostos, licenças, seguros e multas de trânsito do veículo. O Detran (Departamento de Transportes do Estado) de cada estado brasileiro fiscaliza e cobra esses pagamentos. Por isso, nesse início de ano, é importante saber quais débitos devem ser pagos em 2023.
Um deles é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ao qual o proprietário deve ficar bem atento. A sua faixa varia entre 1% a 6% do valor de mercado do carro, dependendo do estado. Cada alíquota incide sobre o valor de um veículo específico, conforme a tabela FIPE.
Todos os estados tributam anualmente os veículos por meio do IPVA. Em todo mês de dezembro, 50% do valor do imposto é destinado ao município onde o automóvel foi licenciado.
A outra parte vai para fundos públicos, como educação e saúde, que são usados para melhorar esses serviços. Segundo estimativas, em 2023, o IPVA custará em média 10% a mais em relação aos preços atuais.
O licenciamento também deve ser colocado como um débito prioritário, por se tratar da licença de veiculação do automóvel. O documento é baseado na placa do carro. Essa é uma taxa anual que cada proprietário de veículo deve pagar ao Detran.
Juntamente com o IPVA, é paga uma taxa referente ao seguro DPVAT, que tem o objetivo de amparar as vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, o pagamento de multas, se houver, libera o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano, e o veículo poderá circular normalmente.
Vale lembrar que, de acordo com a Secretaria Nacional de Transportes (Senatran), os impostos, as multas e taxas variam de acordo com o governo estadual, assim como as formas de pagamento e parcelamento.
CNH Digital
Atualmente, é possível acessar os valores na versão digital da CNH. Para isso, o usuário deve baixar a Carteira Digital de Trânsito (CDT) no Google Play Store ou App Story. Este aplicativo, disponibilizado pelo governo federal, reúne todos os documentos obrigatórios de trânsito no seu celular.
Pelo aplicativo, também é possível receber algumas novidades das campanhas educativas oficiais do Senatran, e caso o usuário tenha interesse, poderá se inscrever no cadastro ativo de bons motoristas.
Além de todos os documentos disponibilizados, o app armazena todos os documentos de viagem em seu formato digital. Ele também oferece uma série de recursos adicionais, como a exibição de eventuais infrações cometidas contra a CNH e o pagamento de multas emitidas por órgãos que denunciam infrações em todo o país.
Outras funcionalidades estão incluídas no aplicativo, como lista de veículos do motorista, recebimento de notificações de recall e autuações vencidas e pagas.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025