Curiosidades
Manjericão: Veja quais os benefícios dessa erva para sua saúde e como consumir
Essa erva contém substâncias essenciais ao organismo, com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Acompanhe a leitura!
O manjericão é uma erva originária da África e Ásia, rica em vitaminas A, C, B1, B2 e B3 e minerais como cálcio, fósforo e ferro. Além disso, também contém outras substâncias essenciais ao organismo, com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
Essas substâncias ajudam no tratamento de cefaleias, sintomas respiratórios, transtornos gastrointestinais e lesões na pele. Confira todos os benefícios do manjericão na sua saúde.
Leia mais: Aprenda como aliviar sua enxaqueca sem precisar de remedios
Sobre a erva
Existem mais de 60 variedades de manjericão, e as mais populares no Brasil são o manjericão-doce ou alfavaca, o manjericão-italiano ou basílico, manjericão-miúdo e o manjericão-roxo.
Cada um possui uma textura, tamanho, cheiro e sabor diferente e especial. Dessa planta são extraídos alguns óleos essenciais, cujo uso é bastante popular na culinária, na aromatização de alimentos e bebidas e, também, na indústria de cosméticos e perfumaria.
Além disso, o manjericão garante inúmeros benefícios ao corpo, desde o combate ao cansaço, depressão, enxaqueca e insônia até a cura de laringite e faringite.
Ele também auxilia a diminuir a febre, combater a acne, ativar o sistema imunológico, desinflamar aftas e ainda possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes. Confira agora outros benefícios e aprenda a fazer o chá desta erva.
Benefícios
O manjericão é rico em minerais que atuam na saúde do sistema cardiovascular. O magnésio e o potássio ajudam a regular o funcionamento do sistema muscular e dos batimentos cardíacos. Além disso, ele também ajuda no tratamento de doenças inflamatórias, pois possui óleos que agem na redução das inflamações no corpo.
Essa erva também tem função antioxidante, visto que possui compostos fenólicos responsáveis por essa ação e tem papel fundamental na melhoria do funcionamento do organismo como um todo.
Junto a eles, os flavonoides potencializam os efeitos benéficos, com propriedades anti-inflamatória, antialérgica, hepatoprotetora, antitrombótica, antiviral e anticarcinogênica.
Por fim, também controla o açúcar no sangue, pois contém compostos bioativos que melhoram a homeostase e sensibilizam a insulina. Estudos em animais comprovaram a redução significativa nos valores da glicemia, além de triglicerídeos e colesterol total.
Chá de manjericão
Indica-se esse chá para quem tem problemas digestivos ou respiratórios, e fazê-lo é muito simples. Basta ferver 150 ml de água e colocar sobre as folhas frescas ou secas (1 a 2 colheres de sopa) em um recipiente com tampa.
Em seguida, é só deixar descansar de 5 a 10 minutos, coar e consumir imediatamente. A quantidade máxima recomendada por dia é de 2 a 3 xícaras. Por fim, é bom ressaltar que não recomenda-se esse chá para gestantes.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política15 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Mundo9 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem