Conecte-se conosco

Agronegócio

Quais os erros mais comuns de quem tem plantas em casa?

Saiba quais cuidados são necessários na hora de cultivar as espécies.

Publicado

em

Plantas em casa minimiza a dor e a ansiedade; Confira benefícios

Ter plantas em casa traz aconchego para o ambiente. A prática, comum entre os brasileiros, também exige alguns cuidados básicos. Por isso, separamos algumas dicas na hora de cultivar as suas verdinhas.

E caso eles não sejam cumpridos, isso pode resultar na morte das espécies. Portanto, tenha atenção quanto aos métodos abaixo.

Veja também: Você sabe qual é a melhor época para plantar quiabo?

Vaso
O recipiente onde ela cresce tem papel fundamental no desenvolvimento da planta. Conforme a espécie vai se desenvolvendo, ela pode dobrar de tamanho. Por isso, para que o crescimento seja sadio, é preciso garantir a ela o espaço e tamanho necessários.

Afinal, barrar o desenvolvimento da planta por falta de espaço fará com que ela definhe e morra em pouco tempo. Dessa forma, se atente aos principais sinais de que ela precisa ser trocada de vaso, que são raízes emboladas e vasos rachados ou deformados, além de folhas frágeis e caídas.

Água
A hidratação é essencial para a manutenção da vida das plantas, mas isso não quer dizer que elas precisem de água o tempo todo. Pelo contrário. O excesso dela podem prejudicar seu desenvolvimento, ocasionando encharcamento e podridão da raiz.

Da mesma forma, a falta de água compromete a respiração e o recebimento de nutrientes nos tecidos da espécie, o que pode fazer com que ela morra. O certo é pesquisar a frequência de regas indicada para cada espécie.

Luz
A luminosidade também interfere no crescimento e desenvolvimento das plantas e tem papel importante no processo de fotossíntese das espécies. Mesmo as plantas de sombra exigem pelos menos algumas horas no sol.

Doenças
Quando cultivadas em ambientes domésticos, as plantas ficam mais suscetíveis a doenças e pragas. Para que elas não sofram com isso, é preciso que elas estejam bem nutridas. Portanto, invista em substrato de qualidade e adubação indicados para cada espécie.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS