Conecte-se conosco

Tecnologia

Qual é o valor da IA? Mercado do ChatGPT atingirá cifra surpreendente em 10 anos

Publicado

em

Muito se fala sobre a inteligência artificial, o avanço dos novos sistemas e o impacto que eles causam no trabalho, nos afazeres do dia a dia e em diferentes áreas profissionais, mas pouco se discorre sobre valores em dinheiro.

O mercado tecnológico, como um todo, costuma movimentar cifras surpreendentes. Algumas empresas valem mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) de muitos países, para se ter uma ideia.

Sistemas como o ChatGPT e o Bard estão em plena ascensão e devem crescer bastante nos próximos anos. A Bloomberg Intelligence levou o debate para o campo da projeção financeira e, olha, os valores são chocantes.

Na casa dos trilhões

A avaliação feita pela empresa estima que só no ano passado o segmento de Inteligência Artificial gerou US$ 40 bilhões. Daqui 10 anos, o cenário será, significativamente, maior. A perspectiva é que o avanço atinja algo em torno de US$ 1,3 trilhão até 2032.

Essa expansão ocorrerá, conforme a análise da Bloomberg, a partir do fortalecimento da infraestrutura de treinamento dos sistemas, de dispositivos de inferência para grandes modelos de linguagem, ganhos com publicidade e outras frentes a serem desenvolvidas.

O analista sênior da empresa, Mandeep Singh, destacou no relatório que as IA’s generativas, a exemplo do ChatGPT e do Bard, criado pelo Google, têm grande potencial para transformar completamente a operação do setor de tecnologia nas próximas décadas.  

Ele aposta que gastos e investimentos em IA se tornem cada vez mais fundamentais nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), publicidade e segurança cibernética, por exemplo.

Relacionados

IAs  generativas  são baseadas e funcionam a partir de um grande volume de dados, muitas vezes presentes na própria internet. Elas aprendem, respondem a solicitações feitas pelos usuários, produzem imagens e textos que se aproximam do modo como os humanos interagem.

Não à toa, alguns dos maiores nomes do setor de tecnologia estão investindo pesadamente em inteligência artificial, como Amazon, Google, Microsoft, que é a grande investidora da OpenAI, responsável pelo ChatGPT, e a Nvidia.

O futuro tende a ser de amplo crescimento e avanço, não só do ponto de vista das finanças e do valor movimentado em dinheiro, mas também da inovação. Resta-nos aguardar para ver.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS