Conecte-se conosco

Tecnologia

Qual rede social os brasileiros mais usam, por que e por quanto tempo?

Brasil em 2024 destacou-se com comportamento dinâmico e conectado nas redes sociais.

Publicado

em

O cenário das redes sociais no Brasil em 2024 revela uma transformação significativa na maneira como indivíduos e empresas se relacionam. Com uma diversidade de plataformas, as redes sociais deixaram de ser meramente espaços de entretenimento para se tornarem cruciais em estratégias de negócios.

De acordo com o Relatório Global de Visão Geral Digital 2024, feito pela DataReportal junto à We Are Social e a Meltwater, há atualmente 5 bilhões de usuários de redes sociais no mundo. Isso representa mais de 62% da população global.

Tal cenário destaca a importância dessas plataformas na vida moderna, tanto para os consumidores quanto para as empresas. Por isso, no Brasil, compreender quais redes sociais são mais influentes é essencial para maximizar oportunidades de engajamento e vendas.

Redes sociais diferentes são utilizadas por brasileiros – Imagem: Adem Ay/Unsplash

Quais são as 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil?

Em 2024, o cenário das redes sociais no Brasil apresenta o WhatsApp como líder absoluto, com 93,4% de uso entre internautas de 16 a 64 anos.

Logo em seguida, vem o Instagram e o Facebook, enquanto o TikTok ocupa a quarta posição. Veja o ranking das 10 redes sociais mais usadas no país:

  1. WhatsApp: 93.4%

  2. Instagram: 91.2%

  3. Facebook: 83.3%

  4. TikTok: 65.1%

  5. Facebook Messenger: 60.8%

  6. Telegram: 56.5%

  7. Pinterest: 46.7%

  8. Kwai: 46.1%

  9. X (antigo Twitter): 44.4%

  10. LinkedIn: 37.2%

Por que os brasileiros usam tanto as redes sociais?

Os brasileiros utilizam tais plataformas principalmente para manter contato com amigos e familiares, o que representa 59,9% dos motivos.

Além disso, ler notícias e buscar produtos para compra também são motivos significativos. Veja o ranking das principais razões para usar a internet:

  1. Manter contato com amigos e familiares: 59,9%

  2. Ler notícias: 52,7%

  3. Encontrar produtos para comprar: 43,2%

  4. Preencher tempo livre: 42,4%

  5. Encontrar conteúdo, como artigos ou vídeos: 41,6%

  6. Encontrar inspiração para coisas a fazer e comprar: 41,3%

  7. Ver o que está sendo discutido: 34%

  8. Assistir ou seguir esportes: 30,5%

  9. Fazer novos contatos: 29,3%

  10. Evitar perder informações importantes: 29,1%

Quanto tempo os brasileiros dedicam às redes sociais?

Os brasileiros passam, em média, 3 horas e 37 minutos diários nas redes. O TikTok lidera o tempo de uso semanal, seguido pelo WhatsApp e YouTube.

Confira o ranking do tempo médio gasto por usuário de Android em redes sociais na semana:

  1. TikTok: 30 horas e 10 minutos

  2. WhatsApp: 24 horas e 14 minutos

  3. YouTube: 22 horas e 38 minutos

  4. Instagram: 22 horas e 27 minutos

  5. Facebook: 12 horas e 19 minutos

  6. X (Twitter): 3 horas e 58 minutos

  7. Pinterest: 2 hora e 4 minutos

  8. Telegram: 1 hora e 50 minutos

  9. Facebook Messenger: 1 hora

  10. LinkedIn: 54 minutos

Portanto, o WhatsApp se destaca como a mais usada pelos brasileiros em 2024, mas plataformas emergentes como o TikTok ganha força, as empresas devem adaptar suas estratégias às tendências de uso para otimizar o engajamento e alcançar melhores resultados.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS