Curiosidades
Qual seria a fortuna de Cleópatra nos dias de hoje?
Quem seria Cleópatra no século 21? Veja qual seria a fortuna dessa rainha nos dias atuais.
Famosa por sua imensa riqueza, conhecida por sua beleza, inteligência e habilidades diplomáticas, Cleópatra, a última rainha do Egito, é uma das figuras mais fascinantes da história antiga.
Mas, ela seria rica nos dias de hoje? Com o valor de sua fortuna convertido para os valores atuais, descubra que status financeiro ela teria e qual impacto teria no mundo moderno.
Qual seria o valor da riqueza de Cleópatra hoje? – Imagem: ChayanupholShutterstock
Quem foi Cleópatra e qual o valor da sua riqueza?
Cleópatra reinou durante o período conhecido como a dinastia ptolomaica, época de grandes perdas econômicas no Egito, que durou de 51 a.C. a 30 a.C.
O Egito era um dos países mais ricos do mundo antigo, graças às suas terras férteis, que produziam grandes quantidades de grãos e outros produtos agrícolas. Além disso, teve acesso a recursos naturais valiosos, como ouro e pedras preciosas.
Uma estimativa feita sobre a fortuna pessoal de Cleópatra afirma que, atualmente, ela seria detentora de um total de 2,6 bilhões de dólares.
Esse cálculo é baseado na riqueza acumulada através de impostos, comércio e posse de terras. Lembrando que, como afirmado, isso seria apenas uma cifra aproximada, levando em conta dados históricos.
Como essa conversão é feita?
Vários fatores são considerados ao realizar uma conversão desse nível: primeiramente, a inflação ao longo dos séculos; o valor dos bens e serviços, que sofreram alterações significativas com o passar do tempo.
Na época de Cleópatra, um talento de ouro pesava aproximadamente 27 kg. Hoje, o preço do ouro gira em torno de 60 dólares por grama. Estima-se que Cleópatra possuía cerca de 20 mil talentos de ouro.
Fazendo os cálculos, isso resultaria em uma fortuna superior a 50 bilhões de dólares nos dias de hoje. Essa cifra coloca Cleópatra entre os indivíduos mais ricos da história.
O impacto da fortuna
Cleópatra era extremamente habilidosa em suas estratégias, entendia a importância de usar sua riqueza para garantir seu trono, utilizando seus recursos para manter seu poder e influência.
Sua fortuna era usada para a construção de monumentos, financiamento dos exércitos, alimentação da população nos períodos de escassez e alianças políticas, especialmente com figuras romanas como Júlio César e Marco Antônio.
Investimentos
A rainha também fez vários investimentos em educação e cultura. Na atualidade, Cleópatra certamente estaria no ranking das pessoas mais ricas do mundo, competindo com nomes conhecidos de bilionários como Elon Musk e Jeff Bezos.
Influência
Sua riqueza não era apenas financeira ou material, era também intelectual e, com isso, sua influência cultural e política com certeza seria imensa!
Com um nível de inteligência indiscutível, é provável que ela usasse sua fortuna para causas globais, como educação, direitos das mulheres e preservação do patrimônio histórico.
As habilidades em lidar com questões complexas, seu carisma, seu poder e influência provavelmente fariam dela uma figura de destaque na cena internacional.

-
Mundo7 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas21 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?