Conecte-se conosco

Automobilística

Qualquer carro pode ser transformado em elétrico no Brasil? Entenda

Para quem sonha com essa possibilidade, a resposta é sim! Mas entenda quais são as questões que envolvem essa conversão.

Publicado

em

Abastecer um carro elétrico custa caro?

Ter um carro elétrico é um sonho para muitos brasileiros, principalmente com o alto preço dos combustíveis. Com a existência de um processo para tornar um carro que roda com combustíveis fósseis em elétrico, surge uma dúvida: Todos os carros podem ser transformados em elétricos?

Para esses sonhadores, felizmente a resposta é sim. Todos os carros podem passar por essa transformação, com diferença nos preços, já que quanto mais velho o carro, mais trabalhoso é para fazer a mudança.

Porém, a maior dificuldade para quem quer mudar seu carro para elétrico está em achar empresas autorizadas que façam essa mudança em solo brasileiro, por essa ser uma tecnologia nova. No Brasil, a Electro, empresa de Minas Gerais, é uma das pioneiras na área.

Diferentemente no Brasil, nos Estados Unidos está cada vez mais fácil achar essas oficinas especializadas que façam as conversões. Grandes empresas como a General Motors (GM) estão demonstrando interesse em fornecer esse serviço. A GM chegou a lançar kits para essa transformação de carros a combustível para elétricos.

Custo

O custo para fazer a conversão é alto, por ser uma tecnologia relativamente nova e visto que é necessário desmontar todo o veículo para fazer os ajustes, isso sem contar que ainda existem partes que precisam de mais atenção e maiores modificações, como, por exemplo, o ar-condicionado. Quanto mais antigo for o carro, mais caro é para fazer a conversão de combustível para elétrico.

Na Electro, em Minas Gerais, por exemplo, se um Ford Ka, com motor Flex e tecnologia moderna, chegasse para fazer essa transformação, ela sairia por volta de R$ 82.500.

As vantagens para o motorista é que esse carro, depois de convertido, chegaria a até 122 km/h, teria 70cv de potência e sua carga completa se daria em 8 horas, isso sem contar a economia com os gastos com combustível e manutenção.

A mudança de um veículo para elétrico deve ser feita por uma empresa autorizada e com especialidade na área. No exemplo anteriormente dado, a economia para o motorista, se ele rodasse, por exemplo, 60 mil km por ano, seria de 40 mil, economizados com manutenção e combustível.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS