Conecte-se conosco

Agronegócio

Quantas plantas nativas do Brasil você conhece?

Você conhece todas as plantas nativas do Brasil? Aposto que não! Confira a lista das mais consumidas entre a população e conheça mais opções que vão enriquecer a sua dieta e valorizar a cultura do nosso país!

Publicado

em

Você sabia que o Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo? Nossa flora possui uma variedade incrível de plantas nativas, que fazem parte da nossa cultura, gastronomia e medicina. Mas o que são plantas nativas e por que elas são tão importantes?

O que são plantas nativas?

Plantas nativas são aquelas que se originaram e se desenvolveram naturalmente em uma determinada região, sem a interferência humana.

Elas estão adaptadas às condições climáticas, geológicas e biológicas do local onde vivem, formando ecossistemas equilibrados e sustentáveis. Além disso, elas fornecem diversos benefícios para o meio ambiente e para as pessoas, como:

  • Produção de oxigênio e sequestro de carbono;
  • Proteção do solo contra erosão e desertificação;
  • Conservação dos recursos hídricos e da qualidade da água;
  • Manutenção da fertilidade do solo e da produtividade agrícola;
  • Preservação da fauna silvestre e da polinização;
  • Fornecimento de alimentos, medicamentos, fibras, madeiras, óleos essenciais e outros produtos naturais;
  • Valorização da cultura, da identidade e da beleza paisagística.

O que são plantas exóticas?

Plantas exóticas são aquelas introduzidas em uma região por ação humana, seja intencional ou acidentalmente. Elas podem ser úteis para diversos fins, mas também podem causar problemas ambientais e socioeconômicos quando se tornam invasoras.

Plantas nativas mais consumidas pelos brasileiros

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem três plantas nativas que se destacam quando o assunto é a alimentação dos brasileiros: a mandioca, o açaí, a abóbora e o abacaxi.

Mandioca

Imagem: Reprodução / Freepik

A mandioca é uma raiz tuberosa que pode ser consumida de diversas formas: cozida, frita, assada, em farinha, em tapioca, em bolo e muito mais.

Ela é originária da região amazônica e foi cultivada pelos povos indígenas há milhares de anos. A mandioca é rica em carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B. É também uma fonte de energia para muitas comunidades rurais e urbanas do Brasil.

Açaí

Imagem: Reprodução / Site Domani

O açaí é um fruto roxo que nasce em uma palmeira típica da floresta amazônica. Ele é muito apreciado por seu sabor e valor nutricional.

A fruta pode ser consumida pura ou batido com água, leite ou suco, podendo ainda ser misturado com frutas, granola, mel e outros ingredientes. O açaí é rico em antioxidantes, fibras, gorduras boas e minerais como ferro, cálcio e potássio.

Abóbora

Imagem: Gate74 / Pixabay

A abóbora é uma hortaliça que pertence à família das cucurbitáceas, assim como o melão, o pepino e a melancia. Ela é originária da América Central e do Sul e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses.

Ela pode ser consumida cozida, assada, recheada, em purê, em sopa, em doce e em salada. É rica em betacaroteno, um pigmento que se transforma em vitamina A no organismo e contém fibras, vitamina C, potássio e magnésio.

Abacaxi

Imagem: HeiKiwi / Pixabay

O abacaxi é uma fruta tropical que se desenvolve em uma planta herbácea da família das bromélias. Ele é originário da América do Sul e foi levado para a Europa pelos exploradores espanhóis.

A fruta pode ser consumida fresca ou em suco, geleia, sorvete, bolo e outras receitas. Ela é rica em vitamina C, bromelina, ácido fólico e manganês.

Outras plantas nativas para adicionar à alimentação

Além das plantas mencionadas acima, existem muitas outras opções nativas do Brasil que também merecem um lugar à mesa dos brasileiros.

Alguns exemplos disso são: pimentão, araçá, pitanga, mangaba, cupuaçu, bacuri, biribá, graviola, jatobá, cajá, cagaita, cambuci, entre outras.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS