Conecte-se conosco

Agronegócio

Que brotinho! Conheça as vantagens de consumir o broto de bambu

Rico em fibras, ele ainda possui vitaminas do complexo B, manganês, cobre, ferro, zinco, selênio, proteínas e é pouco calórico.

Publicado

em

O bambu é uma planta da família das gramíneas e seu broto é o colmo do bambu recém-brotado abaixo do solo. Muitas espécies de bambu, incluindo Bambusa vulgaris e Phyllostachys edulis, possuem brotos comestíveis, considerados pancs, que proporcionam diversos benefícios à saúde.

Além disso, eles são vendidos de várias formas e estão disponíveis nas versões frescas, secas e enlatadas.

O broto de bambu é ainda um alimento bastante rico nutricionalmente, sendo composto por vitaminas do complexo B, manganês, cobre, ferro, zinco, selênio, proteínas, além de ser pouco calórico, rico em fibras e abundante em água. Desse modo, inegável que o consumo da planta só traz benefícios, não é? Pois conheça alguns deles.

Contribui para a saúde cerebral

As vitaminas do complexo B presentes no broto de bambu atuam no sistema nervoso central, sendo fundamentais para manutenção da saúde cerebral. O broto de bambu também contribui para a boa memória e evita doenças neurológicas degenerativas, como Alzheimer.

Combate a constipação

Seu principal e mais abundante nutriente são as fibras, o que faz com que o broto de bambu contribua para o bom funcionamento do intestino, combatendo constipações.

Protege o coração

Por ser rico em vitaminas, especialmente a do complexo B, minerais, proteínas e antioxidantes, o broto de bambu assegura a saúde cardiovascular. Ademais, o potássio presente na planta, em especial, auxilia no controle da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de ajudar a diminuir o nível de colesterol no sangue.

Fortalece os ossos

O broto de bambu possui teor de cálcio e, por isso, a manter os ossos fortes e saudáveis, prevenindo a osteoporose. 

Ajuda no emagrecimento

Por fim, temos que o broto de bambu, por ser pouco calórico e rico em fibras, ajuda a controlar o apetite, pois promove a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS