Conecte-se conosco

Agronegócio

Que tal ter bucha vegetal em casa? Aprenda a cultivar essa espécie

De fácil propagação, a bucha vegetal pode ser cultivada até mesmo em vasos. Veja como é fácil e prático ter esse item!

Publicado

em

A bucha vegetal (Luffa cylindrica) possui diversos benefícios para saúde, higiene pessoal e limpeza da casa. De fácil cultivo, a planta é na verdade uma trepadeira que se desenvolve até mesmo em grandes vasos, desde que sejam aplicados todos os cuidados do cultivo tradicional.

Quando cultivada, inclusive, as folhas, frutos e sementes são usadas para prevenção de doenças como anemia, bronquite, asma, hemorragias, entre outras. No banho, ela limpa com mais eficiência e é considerada um ótimo esfoliante por retirar células mortas da pele e estimular a circulação sanguínea.

Na lavagem de louça é mais barata, não risca os utensílios e é bem mais difícil de ser contaminada do que a esponja sintética tradicional. E o melhor é que, além dos muitos benefícios citados, a bucha vegetal é um produto biodegradável e, por isso, é a opção mais sustentável a ser utilizada no dia a dia. 

Dessa forma, se você tinha dúvidas se cultivar bucha vegetal é ou não uma boa ideia, espero ter te convencido que sim! Por isso, vale começar o quanto antes, já que você vai levar um tempinho para colher os frutos. Assim, acompanhe nossas principais dicas e saiba como plantar bucha vegetal em casa.

Reprodução: Freepik

Plantio

O indicado é plantar a bucha vegetal no início da primavera. Para começar, adquira um vaso grande e com boa profundidade. É essencial que o recipiente apresente orifícios de drenagem.

Coloque uma camada de pedriscos no fundo e em seguida, uma de manta de bidim. Isso vai facilitar a saída de água. Depois, preencha o vaso com substrato rico em matéria orgânica até ficar praticamente cheio. 

Semeia três ou quatro sementes de bucha de forma espaçada no vaso com terra, cobrindo todas elas com uma fina camada de substrato. Feito isso, regue com o auxílio de um borrifador. Faça isso todos os dias até a germinação.

Mantenha a terra úmida, mas nunca encharque demais. A quantidade de água deve ser moderada, pois caso você venha a encharcar a planta, o excesso de umidade fará com que ocorra proliferação de fungos. 

Deixe sua bucha em local bem iluminado à meia sombra até que a muda fique firme, depois, vá colocando gradativamente no sol. Quando a trepadeira começar a crescer, invista em um suporte de sustentação. Assim ela terá onde se agarrar.

Outra boa dica é coloca-la próxima de cercas e muros.

Desse modo, em um ano após a semeadura e a depender das condições de cultivo, os frutos poderão ser colhidos e aproveitados de diversas maneiras. Aproveite!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS