Tecnologia
Quebra do ‘segredo’: Como descobrir se alguém está online no WhatsApp
Determinadas informações e dados podem te ajudar a verificar se o contato está ou não disponível, em dado momento, para troca de mensagens
Atualmente, o WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação instantânea mais utilizados no Brasil, tanto para questões pessoais quanto profissionais e comerciais.
Quase 100% dos brasileiros se renderam às facilidades do app gratuito, que permite o envio de mensagens para outras pessoas pelo celular e pelo computador.
A facilidade de uso tende a expor os usuários e, desde o início, uma das tentativas da plataforma é criar meios para aprimorar a preservação da privacidade.
O incômodo pode ser tanto que alguns usuários chegam a ativar todas as configurações possíveis para “ficar invisível” e passar despercebido pelo app.
Alguns métodos, no entanto, podem ajudam a descobrir se alguém está ou não online na plataforma, e disponível para trocar mensagens.
Como saber se alguém está online?
De maneira geral, um jeito simples de identificar se a pessoa está online é verificar as informações “visto por último” e “online”, que geralmente aparecem embaixo do nome do contato, na página do chat.
O aplicativo, no entanto, oferece ao usuário a possibilidade de desabilitar todos esses dados, inclusive a marcação (azul) de leitura das mensagens.
Além de dificultar a vida do outro, que deseja falar com alguém, são medidas que priorizam a personalização da experiência e, claro, a privacidade.
Diferença das redes “irmãs”
Ao contrário das demais plataformas que compõem o grupo Meta (Facebook e Instagram), o WhatsApp não mostra uma lista dos contatos online.
A única forma de descobrir se alguém está usando o aplicativo em dado momento é entrar em cada conversa e observar as informações embaixo do nome do contato.
Quando aparece “online”, é porque a pessoa está com a plataforma aberta em primeiro plano e com uma conexão estável. Quando nada aparece, ela pode estar offline ou conectada a uma conexão com instabilidade.
Como essa informação pode ser desabilitada, seja por configuração manual do usuário, por estar bloqueado ou se tratar de um contato novo, com o qual nunca se conversou, resta uma única alternativa.
A plataforma explica que é possível verificar quando alguém está digitando uma mensagem ou gravando um áudio para enviar. Esses são os indícios restantes para os curiosos que desejam confirmar a conexão de alguém.
Maneiras alternativas
Existem outros meios já criados pelo WhatsApp que possibilitam essa verificação, mas eles estão disponíveis apenas em determinadas extensões de navegador ou em aplicativos terceiros.
A Meta, no entanto, alerta que recorrer a eles não é nada recomendado, pois pode gerar consequências graves, como o banimento da plataforma, além de problemas de segurança.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política15 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia11 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura