Conecte-se conosco

Tecnologia

Shadowban: Como saber se você está banido parcialmente pelo Instagram

Plataforma adota prática silenciosa de redução do alcance das publicações como forma de punir usuários que descumprem os termos de uso.

Publicado

em

Apesar de ser uma das redes sociais mais populares do mundo, o Instagram tem sido alvo de muitas reclamações sobre a redução do alcance das publicações.

Além de qualquer questão envolvendo o algoritmo e a política de distribuição dos posts, existe um aspecto que pode estar sendo ignorado pelos usuários.

É possível que alguns perfis estejam sofrendo um banimento parcial da plataforma, sem que saibam que isso está acontecendo. É o chamado shadowban.

Isso nada mais é do que uma punição que o Instagram aplica por descumprimento das regras de uso da plataforma. Entre outras ações, ele oculta publicações do perfil punido e dificulta até mesmo a pesquisa de hashtags.

Como saber se você está banido parcialmente?

Um dos aspectos que podem determinar se um perfil está submetido ao shadowban é a queda no número de curtidas ou de visualizações, e isso ocorre abruptamente, de um dia para o outro.

As publicações seguem sendo vistas, caso o seu perfil seja acessado diretamente, mas elas somem do feed de rolagem dos demais usuários, e isso reduz o alcance e as possibilidades de interação.

O Instagram não costuma avisar quando pune alguém dessa forma. O mais comum é que o próprio dono do perfil perceba sozinho a punição, a partir da queda do engajamento regular.

A prática é adotada pela plataforma como um jeito de tentar controlar o conteúdo veiculado. Ao identificar uma violação dos termos de uso, o perfil responsável tem o alcance reduzido.

Cuidado com as hashtags!

Um dos elementos visados pelo Instagram na hora de avaliar o descumprimento das regras é o uso de hashtags. Termos inapropriados são facilmente detectáveis e permitem a identificação rápida do perfil responsável.

De modo geral, as hashtags alvos de punição na plataforma são relacionadas com tráfico de entorpecentes, discurso de ódio, drogas, temas de cunho sexual, entre outras.

Um dos pontos que determinam a tag como imprópria no Instagram é a quantidade de denúncias feitas contra a postagem que a utilizou.

Bloqueio temporário

No ano passado, por exemplo, várias pessoas utilizaram a hashtag #sextou para compartilhar imagens pornográficas. Por mais que ela não seja problemática, acabou bloqueada temporariamente, em razão da associação indevida.

Se você costuma utilizar muitas hashtags, por mais inocentes que elas sejam, também é preciso ter cuidado, principalmente com a quantidade.

O uso massivo pode contribuir para que haja um bloqueio temporário. A permissão atual da plataforma é de, no máximo, 30 tags por post.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS