Conecte-se conosco

Política

Recebeu Vale-gás em 2022? Confira se você terá direito agora em 2023

Para garantir que o benefício seja pago pelo governo para mais famílias, é necessário que a União tenha recursos.

Publicado

em

O Vale-Gás é um benefício do Governo Federal criado em 2021. O valor ajuda as famílias de baixa renda a comprarem o gás de cozinha para produzirem suas refeições. Ele é destinado exclusivamente à população em situação de vulnerabilidade social

Atualmente, o benefício ajuda cerca de 6 milhões de brasileiros. Porém, com a volta do governo Lula (PT), muitos beneficiários estão aflitos quanto à continuação do programa. Confira!

Ampliação do Vale-Gás

No início do programa, o benefício era a metade do valor de um botijão de gás de cozinha de 13 kg. Mas, em 2022, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Benefícios alterou os valores. Atualmente, o benefício pago corresponde ao valor integral de um botijão de 13 kg. As famílias recebem o valor de forma bimestral.

O presidente Lula (PT) optou pela manutenção do Vale-Gás para os próximo anos, disponibilizando às famílias o custo completo de um botijão todo. Os parlamentares do PT tentam ampliar a concessão do benefício. A expectativa é de que mais pessoas sejam inclusas no benefício nos próximos meses.

Confira quem tem direito ao benefício

Para receber o benefício, é necessário cumprir alguns requisitos. São eles:

  • Ter inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • Ter renda mensal familiar de até meio salário-mínimo per capita (por pessoa);
  •  Receber até três salários-mínimos como renda total familiar;
  • Famílias que possuem uma renda maior do que três salários-mínimos federais, mas sejam contempladas com programas de transferência de renda estaduais, municipais ou federais, também podem receber o pagamento;
  • Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como inscrever no Vale-Gás?

Não existe uma inscrição direta no Vale-Gás. A família que deseja receber o benefício precisam estar inscrita no Cadastro Único. Caso ela atenda aos critérios, o Governo irá realizar sua inclusão no programa. Atualmente, cerca de 18 milhões de pessoas estão aptas para receber o benefício, mas ainda não o recebem.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS