Tecnologia
Quem terá direito a kit gratuito para troca de antena parabólica?
Algumas pessoas terão direito a um kit gratuito de antena digital para a troca da parabólica, isso por causa do sinal 5G. Entenda.
Com a chegada do sinal 5G, alguns grupos terão direito a um kit gratuito para a troca da antena parabólica para a digital. Entenda como isso irá funcionar.
A chegada do final 5G em solo brasileiro trará uma grande diferença para a rotina da população no que se refere à televisão aberta.
Para continuar recebendo o sinal, é necessário fazer a troca da antena parabólica para o kit de antena digital, pois o sinal do 5G pode interferir na transmissão.
Quem pode receber esse kit gratuito?
Essa troca pode gerar um custo inesperado e alto para certas famílias. Para que aquelas de baixa renda não fiquem sem o acesso à televisão com os canais abertos, com qualidade de imagem e som, serão distribuídos kits com antenas digitais.
Mas, afinal, quais famílias receberão essa ajuda? Os cidadãos que têm cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) terão acesso a esse kit e, além de recebê-lo, também terão a instalação de forma igualmente gratuita. Assim, o Governo pretende que não aconteçam mudanças quanto ao acesso dessas famílias à televisão.
Para as famílias cadastradas no CadÚnico que já tiverem a conhecida “espinha de peixe”, a antena digital, não é necessária a troca.
Como solicitar?
A solicitação deve ser feita por um dos membros da família cadastrada no CadÚnico. Essa pessoa deverá entrar em contato com a central de atendimento da Anatel (Central de Atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações). O número para contato é o 0800-729-2404.
Também é possível solicitar o kit de forma on-line, acessando o site Siga Antenado. Para solicitar esse serviço pelo site é necessário clicar no menu, procurar a opção “Programa de distribuição de kits gratuitos” e, depois, selecionar “agende aqui”.
Por fim, será necessário informar uma forma de identificação, que pode ser o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou seu número do NIS (Número de Identificação Social).
Quando seu cadastro for finalizado, ainda será preciso responder a um questionário disponibilizado pela Anatel, que identificará o melhor dia e horário para a instalação do kit.
Quais estados têm acesso?
Por enquanto, cerca de 22 estados têm acesso ao serviço, alguns deles são: Aracajú, Maceió, Goiânia, Recife, Brasília e Rio de Janeiro.
A intenção da agência era de que até o dia 31 de julho todos os estados tivessem acesso ao kit gratuito, no entanto, foi necessário adiar por duas vezes o cronograma.
O adiamento foi feito por causa do atraso da entrega de filtros. Esses filtros são os responsáveis por impedir que o sinal 5G interfira na transmissão.
A Anatel também afirmou que houve empecilho no que diz respeito à logística dos equipamentos que são utilizados para a instalação.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025