Cotidiano
Quer azeite de qualidade? veja os brasileiros que conquistaram o mundo
12 marcas brasileiras estão entre os 500 melhores azeites do mundo no guia Flos Olei 2024.
O azeite é um dos alimentos mais antigos da humanidade, de modo que seus primeiros registros datam de milhares de anos atrás na antiga região da Mesopotâmia, o berço de uma variedade de civilizações.
Dentre os povos que mais se destacaram ali, podemos citar os sumérios, assírios e babilônios, cujas culturas são estudadas até hoje.
Posteriormente, esse produto teria se espalhado por todo o mundo, sua técnica de fabricação era considerada um segredo muito bem guardado, uma vez que o item era bastante caro e o processo de produção despendia muita mão de obra e insumos valiosos.
Agora, partindo para a época atual, existe uma lista denominada como guia Flos Olei 2024, que tem a responsabilidade de listar os 500 melhores azeites do planeta. A grande novidade é que 12 marcas brasileiras estão figurando no tão cobiçado ranking.
No ano de 2023, nosso país possuía apenas 9 marcas na referida lista. Logo, dentre os novos nomes adicionados ao seleto grupo, 10 são provenientes do Rio Grande do Sul, 1 de Minas Gerais e 1 de São Paulo, com notas que variam entre 83 e 95 em uma escala de 100.
Empresários brasileiros comemoram os resultados
O Flos Olei analisa os produtos e faz uma classificação baseada em aspectos sensoriais e técnicos. Então, há uma gama de fatores considerados antes que os experts decidam qual será a classificação de uma marca.
“Ele escolhe os 500 mais bem pontuados de todas as amostras que ele recebeu. Neste ano, foram recebidas mais de 900 amostras”, explicou Glenda Hass, azeitóloga e proprietária do Lagar H, uma das empresas presentes na lista.
Enquanto isso, o dono de um dos rótulos que atualmente figuram no grupo, a Capela de Santana, afirmou que realizou um grande sonho ao finalmente conquistar um espaço no famoso guia.
Seu nome é Flávio Obino, e ele revela que sempre foi um apreciador de azeite, tanto que em suas viagens ao exterior costumava consultar a lista.
“Quando comecei a produzir, falava brincando ‘imagina se nosso azeite entra para o Flos Olei”. Agora estamos no quinto de produção, e já é o segundo ano consecutivo que entramos nesse ranking, um grande orgulho para nós”.
Por fim, segundo um levantamento feito pelo Ibraoliva (Instituto Brasileiro de Olivicultura), o maior produtor nacional é o estado do Rio Grande do Sul, responsável pelo registro de 580 mil litros do insumo na sua última safra, um aumento de 29% se compararmos com os anos de 2021 e 2022. Vejamos, então, quais são os itens brasileiros na Flos Olei:
- Prosperato (Caçapava do Sul/RS): nota 95;
- Sabiá (Encruzilhada do Sul/RS): nota 95;
- Verde Louro (Canguçu/RS): nota 93;
- Lagar H (Cachoeira do Sul/RS): nota 91;
- Capela de Santana (Sentinela do Sul/RS): nota 88;
- Estância das Oliveiras (Viamão/RS): nota 88;
- Capolivo (Canguçu/RS): nota 88;
- Bem-Te-Vi (Encruzilhada do Sul/RS): nota 85;
- Casa Marchio (Encruzilhada do Sul/RS): nota 84;
- Al-Zait (Rosário do Sul/RS): nota 83;
- Orfeu (São Sebastião da Grama/SP): nota 83;
- Veroli (Sapucaí-Mirim/MG): nota 83.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo23 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Investimentos2 dias atrás
Saiba o que é come-cotas e como ele afeta a rentabilidade dos seus investimentos
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições