Conecte-se conosco

Agronegócio

Quer cultivar cebolinha? Confira 4 passos para você aprender a ter a hortaliça

A cebolinha é uma hortaliça de fácil cultivo, podendo ser aproveitada para consumo fresquinha e livre de agrotóxicos. 

Publicado

em

A cebolinha é uma planta perene que produz folhas verdes que formam um tubinho oco. Devido seu aroma e sabor especial, é muito utilizada na cozinha para temperar alimentos variados.

Ademais, a cebolinha é uma hortaliça de fácil cultivo, que você pode ter aí na sua casa, podendo aproveitá-la para consumo fresquinha e livre de agrotóxicos. 

O que pouco de nós sabemos, é que além de seu proveito básico no tempero dos alimentos, a cebolinha dá belíssimas flores, com variações de cores roxas e brancas, a depender da espécie.

As flores também são comestíveis, além de constituírem fonte de sementes para novas cebolinhas. Não obstante, essa hortaliça pode também ser utilizada como repelente contra insetos, bem como, para fins de combate a doenças.

Agora que você certamente já está convencido dos inúmeros benefícios, confira estas dicas e começa já a plantar cebolinhas em casa! 

Cultivo da cebolinha 

Passo 1

Primeiro, separe um vaso ou jardineira e certifique-se de que o recipiente apresenta orifícios de drenagem de água. Depois, coloque uma camada de pedriscos no fundo do vaso e preencha com substrato apropriado.

Lembrando que essa planta necessita de terra fértil e rica em matéria orgânica para que se desenvolva bem. As sementes ou mudas podem ser facilmente encontradas em viveiros, floriculturas e supermercados. 

Passo 2

É importante que suas cebolinhas fiquem em local bem iluminado, com incidência de sol direto, pelo menos, durante o período da manhã. 

Passo 3

Com relação as regas, estas devem ser feitas com certa frequência. Não há necessidade de encharcar o solo. As folhas da cebolinha, levemente carnudas, conseguem armazenar pequena quantidade de água, todavia, jamais deixe o substrato muito seco.

Passo 4

Em poucos dias, as cebolinhas se desenvolvem e podem ser consumidas. Na hora da colheita, é aconselhável que se retire as folhas de fora de cada tufo, que são as mais antigas, cortando o mais rente possível da base.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS