Cotidiano
Quer deixar o vinho mais gostoso? Saiba a temperatura ideal para servir
Cada vinho, seja tinto, branco, rosé ou espumante, tem seus segredos e uma temperatura ideal que realça suas melhores qualidades.
Tomar vinho é uma experiência pessoal e, acima de tudo, deve ser feita do jeito que mais lhe agrada. Mas você sabia que a temperatura na hora de servir pode fazer toda a diferença no sabor? Cada vinho, seja tinto, branco, rosé ou espumante, tem seus segredos e uma temperatura ideal que realça suas melhores qualidades.
Regras básicas por tipo de vinho
1. Vinhos rosés: Geralmente mais leves e com pouco ou nenhum tempo em barrica, os rosés pedem temperaturas mais amenas, de 8ºC a 12ºC, perfeitas para destacar sua frescura.
2. Espumantes: Por terem gás carbônico, os espumantes precisam de temperaturas mais baixas, entre 6ºC e 10ºC, para manter a vivacidade das bolhas, ou “perlage”, que é essencial para a experiência.
3. Vinhos tintos: O conselho mais ouvido é que eles devem ser servidos à temperatura ambiente, mas isso varia muito de lugar para lugar. O ideal para os tintos, considerando um clima mais ameno, é algo entre 16ºC e 18ºC. Essa faixa ajuda a destacar a estrutura e os aromas, especialmente se for harmonizar com comida.
4. Vinhos brancos: No caso dos brancos, a situação muda um pouco. Para aqueles mais leves e refrescantes, a temperatura perfeita fica entre 8ºC e 10ºC. Já para os mais encorpados e talvez até envelhecidos em barril, um pouco mais quente, entre 12ºC e 14ºC, faz justiça à sua complexidade.
Exceções à regra
Claro, sempre há espaço para ajustes conforme o seu gosto. Um tinto leve como o Pinot Noir pode ser delicioso um pouco mais fresco, a 14ºC, principalmente em lugares quentes. Por outro lado, um branco complexo e rico pode ser apreciado até a 16ºC, permitindo que você explore todas as suas nuances.
Apesar de todas essas diretrizes, o mais importante é o seu prazer pessoal. Se você preferir seu vinho um pouco mais frio ou mais quente, isso está perfeitamente bem.

-
Política24 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo18 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular
-
Automobilística2 dias atrás
Carro elétrico mais barato do Brasil custa menos de R$ 100 mil
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Automobilística2 dias atrás
Honda cria ‘moto Pokémon‘ que se equilibra sozinha