Economia
Quer viajar de forma gratuita? Conheça esta carteirinha do governo!
Este programa do governo oferece viagem gratuita, além de muitos descontos em eventos. Veja como funciona e não perca essa oportunidade.
O Cadastro Único, hoje, é a principal porta de entrada para programas do governo federal, isso porque ele possui dados completos das famílias de baixa renda e consegue cruzar essas informações com os requisitos de cada projeto.
O programa mais conhecido que é vinculado ao Cadastro Único é o Auxílio Brasil, porém há muitos outros programas que tomam por base esses dados para selecionar seus beneficiários.
Hoje vamos falar da Identidade Jovem (ID), que tem como objetivo dar ao jovem de baixa renda mais acesso a cultura e entretenimento. Para isso, é preciso de uma carteirinha, que pode ser emitida de forma virtual.
Para possuir a ID Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos, fazer parte do Cadastro Único, ter renda familiar mensal de até dois salários-mínimos e estar com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.
Há quem pense que para fazer parte do programa é preciso estar matriculado a uma instituição de ensino, mas isso não é verdade. Independentemente de estar estudando ou não, qualquer jovem que se encaixe nos requisitos anteriores pode solicitar a carteirinha.
Com ela é possível conseguir descontos de 50% ou até mesmo gratuidade em cinemas, shows, teatros, eventos esportivos e muitos outros. Além disso, é possível conseguir passagens gratuitas para viagens interestaduais
Cada ônibus de viagem conta com duas gratuidades para ID Jovem e mais duas com desconto de 50%, quando as duas gratuitas já tiverem sido preenchidas.
Para quem já possui o Cadastro Único, é necessário ir até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para atualizar os dados e solicitar o cadastro no Identidade Jovem. Na oportunidade, deve-se levar documentos como RG, CPF e comprovante de renda.
Após atualizar o Cadastro Único no Cras, o jovem precisará baixar o aplicativo ID Jovem em seu celular e emitir sua carteirinha. Para a emissão desse documento são necessários os seguintes dados: nome completo, nome da mãe, data de nascimento e número do NIS.
O aplicativo está disponível na galeria de apps de dispositivos Android e iOS, e o documento pode ser utilizado de forma digital, devendo ser apresentado na compra de ingressos e na entrada de eventos culturais, bem como na compra de passagens.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga