Conecte-se conosco

Agronegócio

Querendo embelezar seu jardim? Invista na dedaleira para isso!

Com flores silvestres um tanto diferentes, a dedaleira é uma planta que nunca passa despercebida. Tenha a espécie no seu jardim!

Publicado

em

Digitalis purpúrea, comumente chamada de dedaleira, em virtude do formato de suas flores, que se assemelham a campainhas. Trata-se de uma espécie vistosa nativa da Europa, usada como planta ornamental, com inúmeras variedades hortícolas de flores róseas ou brancas. A dedaleira é uma excelente opção para compor bordaduras e maciços, jardineiras ou vasos.

Importante ressaltar, contudo, que todas as partes da dedaleira contêm alcaloides perigosos e, por isso, não devem ser consumidas. Além disso, a planta é venenosa para os animais de estimação. Caso você não tenha crianças e pets em casa, pode cultivar sem medo, já que a dedaleira é muito bonita, diferente e será um atrativo radiante para o seu jardim.

Se interessou? Então, acompanhe algumas dicas para não errar no plantio. 

Reprodução: Freepik

Preparo para o plantio

As sementes de dedaleira são facilmente encontradas na maioria das lojas de sementes. Se você optar pelas sementes, será necessário plantá-las no início do verão. Se optar por mudas, é possível plantá-las na primavera ou no outono.

O cultivo feito a partir de sementes, requer a princípio que seja feita a germinação nas sementeiras. Depois que as plantinhas atingirem bom tamanho e as raízes começarem a sair, faça a transplantação.

Essa planta prefere locais bem ensolarados ou pouco sombreados. Encontre um lugar com bastante sol na maior parte do dia e que não receba muito vento.

A dedaleira gosta de solos profundos, úmidos e ácidos, além de bem drenável. Afofe bem a terra antes do plantio, cave covas no substrato e insira as mudas. Depois, preencha com terra e regue bem, especialmente nos primeiros dias. Posteriormente, pode-se ir diminuindo as regas de forma gradativa, sem deixar, é claro, que o solo fique seco demais. O ideal é mantê-lo levemente úmido. 

Aplique adubo a cada primavera. Isso ajudará a nutrir a planta para que produza flores maiores e mais saudáveis. Cubra o adubo com uma camada de 5 cm de húmus para prevenir o crescimento de ervas daninhas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS