Conecte-se conosco

Economia

Questões políticas e avanço do Covid-19 devem impor cautela

O IBGE informou que o volume de serviços no Brasil avançou 2,9% em agosto, frente a julho, na série com ajuste sazonal. Foi a terceira taxa positiva seguida.

Publicado

em

A sinalização de que o pacote de ajuda à economia dos Estados Unidos ainda está longe de ser definido deve impor cautela, juntamente com o aumento de casos de coronavírus no mundo. Por aqui, a questão fiscal ainda preocupa, mas a informação de que a reforma tributária pode sair este ano, pode dar um fôlego aos negócios. Às 9h05, o Ibovespa futuro registrava alta de 0,70%, aos 98.218 pontos.

A falta de consenso em torno do pacote de estímulos à economia norte-americana preocupa os investidores. A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, informou que a proposta enviada pelo presidente Donaldo Trump precisaria passar por “mudanças significativas”. Com isso, o mercado passou a apostar que a aprovação do pacote deve ocorrer somente após as eleição presidencial, em 3 de novembro.  Além disso, o início da temporada de divulgação de balanços corporativos também impõe cautela.

O avanço do coronavírus no mundo também segue como foco de preocupação. A Itália endureceu as restrições para tentar conter o aumento da doença. Na Espanha, Madri decretou novo confinamento. Nos EUA, foi informado que um cidadão foi reinfectado pela doença. Além disso, a Johnson & Johnson informou que suspendeu temporariamente os testes da vacina para o Covid-19, após uma voluntária adoecer. Os testes estavam na terceira fase.

Por aqui, embora a expectativa de que o Renda Cidadã seja anunciado somente após as eleições, o mercado mantém o tema em foco, pois, até o momento, não foi sinalizado de onde viriam os recursos para bancar o programa social sem estourar o teto de gastos.

Por outro lado, a possibilidade de a reforma tributária sair ainda este ano, pode trazer algum alento a expectativa dos investidores. Ontem, o senador Roberto Rocha, presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária, disse que a reforma tributária pode ser aprovada ainda este ano. “O relatório da Comissão Mista da Reforma Tributária deve ser votado até o dia 10 de dezembro, mas se o contexto permitir, nós o faremos antes dessa data. Com o engajamento necessário, creio ser possível obter a aprovação da reforma tributária na Câmara e no Senado a sua promulgação ainda este ano”.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou há pouco que em agosto, o volume de serviços no Brasil avançou 2,9% frente a julho, na série com ajuste sazonal. Foi a terceira taxa positiva seguida, acumulando alta de 11,2%, no período. Esse resultado sucedeu uma sequência de quatro taxas negativas, entre fevereiro e maio, com perda acumulada de 19,8%. O acumulado no ano caiu 9,0% frente ao mesmo período de 2019.

A taxa dos últimos 12 meses recuou 5,3% em agosto de 2020, mantendo a trajetória descendente iniciada em janeiro de 2020 e chegando ao resultado negativo mais intenso da série deste indicador, iniciada em dezembro de 2012.

Em Nova York, o índice futuro do Dow Jones tinha leve alta de 0,07%, aos 28.607 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS