Automobilística
Quilometragem baixa pode esconder problemas na hora da compra
Confira algumas dicas de como escolher um bom carro usado, sem depender da quilometragem. Nem sempre carros pouco rodados são os melhores.
Na hora de comprar um carro 0 km, a decisão é pautada pelo gosto e pelo poder de compra. Afinal, um carro novinho não tem os preços mais atrativos possíveis, no Brasil. Por isso, o jeito é buscar por uma opção de veículo usado para tentar economizar e fazer um bom negócio. Porém, a atenção deve ser redobrada nessa hora.
Leia mais: Afinal, por que alguns bons carros não dão certo?
Seja por conta dos valores mais atrativos, ou mesmo pela crise atual, a venda online cresceu, por exemplo. Só na plataforma de vendas da OLX, o anúncio de carros aumentou 33% no primeiro semestre do ano.
Aliás, os preços também subiram consideravelmente, já que a demanda por seminovos cresce a cada dia. Então, na hora de comprar tem que ter certeza de que a escolha é a mais adequada.
Atenção
Algumas pessoas se importam exclusivamente com a quantidade de quilômetros rodados. Embora seja um dado importante, ter uma quilometragem baixa não é sinônimo de boa procedência.
Existem diversos fatores que podem prejudicar um carro pouco rodado. Na maioria, são hábitos dos próprios condutores que acabam danificando o automóvel.
Cuidado com carros parados
Sabe aquele proprietário que decidiu vender o veículo pouco rodado e que estava sem uso? Pois é, cuidado com esses tipos de negócio. Carros que estão parados por muito tempo precisam de revisão e de substituição de vários componentes.
A pintura pode estar danificada, os pneus deformados, a bateria descarregada, entre outros.
Carros usados ao extremo
Principalmente na hora de comprar um utilitário, o ideal é fugir daquelas opções que carregam muito peso. Carros que enfrentam buracos com frequência, ou que passam por água, lama etc. Todas estas são opções perigosas de compra.
É possível que a estrutura do veículo tenha sido afetada pelas condições extremas às quais foi submetido.
Limpeza é ponto importante
Principalmente na parte externa, a limpeza adequada preserva a pintura e deixa o veículo com boa aparência. Manter um carro limpo, é mantê-lo conservado.
Verifique antes de comprar
Se a compra for pela internet é preciso ficar atento. Infelizmente, os golpistas continuam se aproveitando dos compradores mais vulneráveis. Porém, é possível minimizar os riscos e encontrar oportunidades de compra seguras.
A primeira dica é procurar por anunciantes que tenham loja física. Procure o nome da empresa, a localização, ligue para checar se é real ou não. Depois, faça uma consulta ao CNPJ da loja. Isso ajuda a garantir a veracidade do anúncio e, principalmente, do anunciante.
É possível utilizar o site Reclame Aqui para checar se há reclamações da loja em questão.
Revise e teste
Dê uma olha em uma série de itens básicos, como:
– Chassi;
– Motor;
– Câmbio;
– Vidros;
– Freios;
– Funilaria.
Depois, faça um teste e veja se está tudo ok. Se a questão técnica e documental estiver em ordem, então está tudo bem. Depois, é só aproveitar o novo veículo.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem