Conecte-se conosco

Curiosidades

Ranking revela as principais queixas dos consumidores brasileiros

Clientes brasileiros enfrentam dificuldades com entregas atrasadas.

Publicado

em

Os consumidores brasileiros têm enfrentado diversas dificuldades em suas experiências de compra.

Segundo o recente estudo CX Trends 2025, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, questões como entregas atrasadas e atendimento insatisfatório lideram as queixas dos clientes.

O levantamento aponta uma crescente exigência dos consumidores por qualidade, o que destaca a importância de as empresas atenderem às expectativas.

Além disso, revela uma tendência significativa de compras online, ao reforçar o comportamento híbrido do consumidor brasileiro.

E-commerce de diferentes tipos cresceu muito no Brasil recentemente – Imagem: reprodução/AS Photography/Pexels

Principais motivos de insatisfação

Os consumidores relataram, em maior número, problemas com a qualidade de produtos ou serviços.

As entregas atrasadas aparecem logo em seguida, juntamente com a propaganda enganosa, ambas com altas taxas de insatisfação. Veja a seguir as queixas mais frequentes dos consumidores:

  1. Qualidade abaixo do esperado: 26%;

  2. Entregas atrasadas: 24%;

  3. Propaganda enganosa: 24%;

  4. Atendimento insatisfatório: 20%;

  5. Falta de retorno: 18%.

Expectativas dos consumidores

O estudo destaca a necessidade de resolução ágil de problemas, além de melhorias no atendimento e logística.

Os clientes esperam ações rápidas e claras, como a ampliação das opções de frete e redução do tempo de entrega, além de cupons de desconto.

Confira outros dados em relação às expectativas dos consumidores:

  • Resolução rápida de problemas: 37%;

  • Opções de frete ampliadas: 37%;

  • Cupons de descontos: 33%;

  • Redução do tempo de entrega: 32%.

Crescimento do comércio eletrônico

O comércio eletrônico se consolidou como uma escolha frequente das pessoas, que combinam compras online e em lojas físicas. A pesquisa mostra que frete grátis, qualidade e preço competitivo são os principais fatores que influenciam as decisões de compra.

Os canais de aquisição mais utilizados incluem lojas online e marketplaces, com destaque também para as redes sociais. Plataformas como WhatsApp e Instagram têm se tornado cada vez mais relevantes, especialmente para os pequenos empreendedores.

Em um cenário em que os consumidores buscam experiências melhores e mais rápidas, as empresas precisam se adaptar para atender a essas demandas. O comportamento híbrido e a influência crescente das redes sociais exigem estratégias eficazes para fidelizar clientes e fortalecer o relacionamento com eles.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS