Conecte-se conosco

Finanças

Real Digital e PIX: você conhece a diferença entre os dois?

Há quem possa confundir o Real Digital e o PIX, mas apesar de possuírem métodos virtuais, ambos os procedimentos são diferentes.

Publicado

em

Com o avanço tecnológico por todos os lados, o Brasil tem vislumbrado um avanço cada vez mais popular. O Pix chegou recentemente e já caiu na graça do povo e, agora, o Real Digital está batendo na porta!

Afinal, qual é a diferença entre o Real Digital e o Pix ?

O Pix já está entre nós e tem sido visto como uma ferramenta muito útil para todos os brasileiros, pois se trata de uma transição bancária que poderá ser feita de qualquer instituição financeira de forma instantânea e totalmente gratuita. Para a transação bancária, existia apenas os modelos TED e DOC de transferência.

A proposta para o Real Digital é que entre na fase de testes o quanto antes, com isso, será uma versão virtualizada da nossa moeda, previsto para começar a circular em todo o território nacional a partir de 2024.

A diferença das tecnologias pode confundir muita gente. No entanto, não existe semelhança entre a transação e a moeda digital, pois mesmo por meio do avanço tecnológico, há quem prefira se abster dessas tecnologias mais atuais e estão sempre preferindo os métodos mais antigos e tradicionais.

A diferença entre o Real Digital e o Pix

O Pix foi criado como operação eletrônica pelo Banco Central (BC), como já dito, é permitido fazer transações instantâneas sem a cobrança de taxas. As vantagens se dão pela transferência gratuita e em qualquer hora do dia.

As vantagens do Pix se diferem da transferência TED e DOC por poder utilizar chave eletrônica com o CPF, número de celular, e-mail e, até mesmo, uma alternativa de chave aleatória, que gera um código específico.

O Real Digital está vindo como uma proposta da nossa moeda em ambiente virtual. O objetivo da criação é para mediar as operações feitas virtualmente, como o pagamento de boletos e serviços realizados por meio da internet.

A principal vantagem é que a transação virtual seja facilitada, o que também não está diretamente ligada ao âmbito das criptomoedas, que possuem o objetivo de investimento, podendo sofrer variações enquanto o Real Digital não funciona como método de investimento e também não sofre com as variações do mercado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS