Economia
Recorde: o maior número de milionários no país foi no governo Bolsonaro
Enquanto poucas pessoas enriqueceram neste período, 62,5 milhões de brasileiros sobreviveram em meio à pobreza. Saiba mais detalhes.
De acordo com as informações da Folha de S.Paulo, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o número de pessoas ricas no país aumentou de maneira desproporcional.
Em contrapartida, do outro lado, o Brasil chegou a números bastante preocupantes de cidadãos que estão vivendo na linha da pobreza durante o mesmo período. Porém, a notícia mais chocante é que o novo número de milionários é um recorde.
Durante o período de janeiro de 2019 até dezembro de 2021 foram registrados o surgimento de 562 mil novos milionários no país, somando um total de 2,1 milhões de brasileiros que apresentaram uma renda anual maior do que R$ 1 milhão. Isso representa apenas 1% da população de todo o país.
Enquanto poucas pessoas enriqueciam aos tubos neste período, 62,5 milhões de brasileiros estavam sobrevivendo em meio à pobreza. Estima-se que esse número de pessoas representa 29,4% da população total do Brasil, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Confira mais detalhes sobre estes números.
Saiba mais detalhes sobre os novos milionários do país e também sobre a pobreza
É importante enfatizar que este governo deixa como herança para o próximo uma grande desigualdade social que assola todo o território brasileiro. Isso é uma preocupação muito grande para o próximo presidente, inclusive Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já comentou que este assunto faz parte de suas pautas prioritárias.
Os dados que foram apresentados pelo jornal ainda trazem comparações com números de outros anos no país, de governos anteriores também. De 2003 até 2014, período que corresponde aos mandatos de Lula e Dilma Rousseff (PT), a renda anual dos brasileiros com mais de R$ 1 milhão saltou de 18,5 mil brasileiros para 29,8 mil.
A maioria dessas pessoas era dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo e representavam apenas 0,1% de toda a população brasileira da época.
Após a presidente Dilma ter sido retirada do seu cargo, em 2016, este número passou a aumentar gradativamente durante os governos de seus sucessores, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Dados atuais sobre os novos milionários
Os estados nos quais surgiram mais milionários neste último ciclo foram Roraima e Rondônia, com 1.588 e 10.147, respectivamente. Eles também possuem a maior taxa de crescimento, de 67% e 63%, também respectivamente.
As maiores altas de milionários no país, também neste mesmo ciclo, estão em TO (59%); MT e SC (55%); e PA (51,5%), GO e MA (48,5%). Porém, a grande concentração ainda está em SP (780.619); RJ (226.254); MG (189.785); RS (161.858); PR (156.870); e SC (103.378), os quais, juntos, totalizam 78% dos milionários do Brasil.

-
Loterias16 horas atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Finanças1 dia atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Tecnologia2 dias atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria
-
Carreira2 dias atrás
5 profissões que pagam bons salários e têm pouca concorrência
-
Finanças2 dias atrás
Notas de 2 reais que valem quase 2 salários mínimos: tem alguma aí?
-
Agronegócio23 horas atrás
Bambu da sorte amarelado? Veja as causas e como recuperar a planta
-
Agronegócio2 dias atrás
Cascas de banana são o segredo para zamioculcas crescerem radiantes