Economia
Recuperação da indústria da zona do euro ganha força em setembro com aumento da demanda na Alemanha
Segundo pesquisa, sem a maior economia da Europa, o crescimento da produção no bloco teria caído para o nível mais baixo desde junho.
A recuperação da indústria da zona do euro se fortaleceu no mês de setembro. A Alemanha foi o país do bloco que mais contribuiu para o resultado positivo, visto que as fábricas da região tiveram um aumento da demanda após o relaxamento de algumas restrições contra o coronavírus, conforme dados da pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
O PMI final da indústria, segundo o levantamento do IHS Markit, avançou a 53,7 em setembro, ante 51,7 em agosto, alinhado com a preliminar e no nível mais alto desde agosto de 2018. Vale lembrar que a leitura acima de 50 indica crescimento.
O subíndice de produção foi a 57,1 de 55,6, superando a preliminar de 56,8, sendo este o patamar mais alto registrado desde fevereiro de 2018.
“A recuperação da indústria da zona do euro ganhou mais força em setembro”, afirmou Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit. “A recuperação teria sido bem mais modesta sem a Alemanha, entretanto, onde a produção subiu com força para responder por cerca de metade da expansão geral da região em setembro”, acrescentou.
De acordo com a pesquisa, a produção industrial da Alemanha, que é a maior economia da Europa, estava em alta, diferente de França e Espanha, que apresentaram crescimentos modestos, e da Itália, onde a expansão foi ligeiramente mais fraca.
Segundo o IHS Markit, sem a Alemanha, o crescimento da produção teria caído para o nível mais baixo desde junho.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia10 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política13 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira