Conecte-se conosco

Economia

Recuperação está longe do fim e país pode entrar em “dinâmica recessiva”, diz Powell, do Fed

Powell voltou a pedir mais ajuda às empresas e famílias norte-americanas nesta terça-feira.

Publicado

em

Jerome Powell, chair do Federal Reserve, voltou pedir mais ajuda às empresas e famílias norte-americanas nesta terça-feira, argumentando que a recuperação econômica dos Estados Unidos segue longe de ser concretizada e ainda pode entrar em uma espiral descendente se a Covid-19 não for controlada e o crescimento mantido.

Em comentários preparados para discurso online à National Association for Business Economias, Powell falou sobre o tema. A expansão ainda está longe (de ser) concluída. Nesta fase inicial, eu argumentaria que os riscos da intervenção da política monetária ainda são assimétricos. Muito pouco apoio levaria a uma recuperação fraca, criando dificuldades desnecessárias para famílias e empresas”, disse.

“Os riscos de exagero parecem, por enquanto, menores. Mesmo que as ações de política (monetária) acabem se revelando maiores do que o necessário, elas não seriam desperdiçadas. A recuperação será mais forte e avançará mais rápido”, acrescentou.

O chair do Fed não citou nenhum outro programa do banco central além das medidas lançadas a partir de março, muitas ainda inexploradas e deixando potencialmente trilhões de dólares à disposição de empresas e mercados de crédito.

Entretanto, membros do Congresso dos EUA e do governo Trump ainda não entraram num consenso quanto a oferecer mais auxílio federal às famílias, empresas e governos locais, o que muitos no Fed e em outros lugares acreditam ser essencial neste momento da retomada econômica do país.

Segundo Powell, até agora o pior foi evitado, uma vez que empréstimos do governo para pequenas empresas e o auxílio-desemprego suplementado têm “apoiado uma recuperação forte, mas incompleta, da demanda e, por enquanto, substancialmente silenciaram a dinâmica recessiva que geralmente ocorre durante uma crise”, completou.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS