Política
Redes Sociais: Câmara ganha grupo de estudo
Trata-se do PL 2630/20.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou um grupo de trabalho (GT) para analisar o Projeto de Lei 2630/20, que visa regulamentar as redes sociais e combater as fake news. Em abril, Lira anunciou que o GT seria formado para desenvolver um texto mais “maduro” para votação no Plenário, uma decisão apoiada pelos líderes partidários.
Lira destacou que as discussões sobre o projeto enfrentaram obstáculos partidários e ideológicos devido à resistência das big techs, que evitaram um debate razoável sobre o tema. Apesar de tentativas de dividir o projeto em várias partes, como streamings e direitos autorais, não foi possível alcançar um consenso na Câmara.
“Não é novidade que tentamos por diversas vezes, em diversas oportunidades, com esforço de todos os líderes, do relator, da presidência da Casa, votar o projeto. Subdividimos o texto na questão dos streamings e na questão dos direitos autorais e não conseguimos um consenso. Todos os líderes avaliaram que o projeto não teria como ir ao Plenário”, afirmou Lira na ocasião.
O grupo
O grupo de trabalho, composto por 20 parlamentares, tem um prazo de 90 dias para concluir suas atividades. Os membros são: Ana Paula Leão (PP-MG), Fausto Pinato (PP-SP), Júlio Lopes (PP-RJ), Eli Borges (PL-TO), Gustavo Gayer (PL-GO), Filipe Barros (PL-PR), Glaustin da Fokus (Podemos-GO), Maurício Marcon (Podemos-RS), Jilmar Tatto (PT-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Simone Marquetto (MDB-SP), Márcio Marinho (Republicanos-BA), Afonso Motta (PDT-RS), Delegada Katarina (PSD-SE), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA), Rodrigo Valadares (União-SE), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Pedro Aihara (PRD-MG), Erika Hilton (Psol-SP).
Redes sociais
As redes sociais são plataformas digitais que facilitam a criação e o compartilhamento de informações, ideias, interesses e outras formas de expressão através de comunidades e redes virtuais. Elas permitem que os usuários se conectem e interajam uns com os outros, seja por meio de textos, imagens, vídeos ou outros conteúdos multimídia. Exemplos populares de redes sociais incluem Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e TikTok.
Essas plataformas desempenham um papel significativo na comunicação moderna, influenciando aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Elas são utilizadas para diversas finalidades, como manter contato com amigos e familiares, networking profissional, marketing e publicidade, entretenimento, e disseminação de notícias e informações. No entanto, o uso das redes sociais também levanta preocupações relacionadas à privacidade, segurança, disseminação de desinformação e impactos na saúde mental.
(Com Agência Câmara).

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho11 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários