Imposto de Renda - IRPF
Reforma tributária pretende rever benefícios do Imposto de Renda, afirma secretário da Receita
Proposta visa progressividade dos impostos. O intuito é taxar mais quem possui condições de pagar e, consequentemente, reduzir encargos dos demais.
O secretário da Receita Federal, José Tostes, alegou que a reforma tributária deve rever os benefícios do Imposto de Renda, para pessoas físicas e jurídicas. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, até o final deste ano o governo conseguirá aprovar a proposta.
Tostes, em videoconferência realizada com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), alegou que as alterações no regime tributário pressupõem uma progressividade, ou seja, o intuito é taxar mais aqueles que possuem condições de pagar imposto e, por consequência, reduzir os encargos dos contribuintes com menos condições.
O governo federal já afirmou querer reduzir deduções médicas e de despesas com educação. O secretário da Receita Federal tornou a defender a extinção do Programa Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que seriam substituídos pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
Guedes levanta a bandeira de um imposto parecido com a extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), sendo um modo de estender a base de arrecadação da União. Porém, o modelo foi desconsiderado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
-
Cotidiano1 dia atrás
5 cidades brasileiras mais seguras para aproveitar a vida com tranquilidade
-
Empresas2 dias atrás
8 modelos de negócios promissores que ainda não existem no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Tesouro no cofre? Moeda de 50 centavos pode ser vendida por até R$ 200
-
Tecnologia2 dias atrás
O papel crucial do ‘reset’ no roteador: quando e como usá-lo, afinal?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de investir em CDB, veja cuidados essenciais que todos deveriam ter
-
Empresas1 dia atrás
Petrobras reajusta em 2% o preço do querosene de aviação
-
Empresas1 dia atrás
Forbes revela TOP 10 das melhores empresas do mundo para mulheres
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Como funciona a multa rescisória do FGTS? Entenda agora