Economia
Regulamentação da Reforma Tributária: Senador quer votação final
Trata-se do PLP 108/2024.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado poderá realizar quatro audiências públicas para debater o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que dá continuidade à regulamentação da reforma tributária. O plano de trabalho foi apresentado dia 2 pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da matéria, e ainda precisa ser aprovado pela comissão.
O PLP 108/2024 estabelece a criação de um comitê gestor responsável por coordenar a arrecadação e distribuição do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS (estadual) e o ISS (municipal). Segundo Braga, esse projeto representa a etapa final da reforma tributária iniciada em 2023 com a Emenda Constitucional 132.
As audiências públicas contarão com a participação de especialistas, representantes do governo e outros setores da sociedade. O primeiro debate abordará o funcionamento do comitê gestor do IBS, suas atribuições e a prestação de contas, que será supervisionada por tribunais de contas estaduais e municipais. A segunda audiência tratará de conflitos tributários, penalidades e o modelo de resolução de disputas entre contribuintes e o poder público.
Reforma Tributária
Na terceira reunião, os senadores discutirão a transição do ICMS para o IBS até 2033, além de regras gerais sobre o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), tributo estadual cobrado sobre heranças e doações. Já a quarta e última audiência focará nas mudanças nas normas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).
Braga afirmou que, na semana passada, já iniciou diálogos com entidades como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para alinhar pontos da proposta. O avanço da regulamentação é essencial para garantir a implementação das novas regras tributárias e a distribuição dos tributos entre estados e municípios.
(Com Agência Senado).

-
Finanças2 dias atrás
5 coisas que você não é obrigado a pagar no restaurante
-
Agronegócio2 dias atrás
Nunca plante nenhuma destas 5 árvores no quintal da sua casa
-
Finanças2 dias atrás
Essa moeda de R$ 0,50 está valendo até R$ 600 — veja se você tem uma
-
Tecnologia1 dia atrás
Se você carrega o celular DESTE modo, vai detonar o cabo do seu carregador
-
Finanças17 horas atrás
Vai comprar na Shein, Shopee ou AliExpress? Veja como economizar mesmo com as taxas
-
Tecnologia15 horas atrás
Se eu fosse você, usaria o ChatGPT para salvar minhas finanças
-
Loterias2 dias atrás
Sem-teto ganha na loteria, mas enfrenta desafio inesperado
-
Bancos2 dias atrás
Qual fintech brasileira oferece o melhor cartão de crédito?