Tecnologia
Renault Duster do Brasil tem mal desempenho em teste de segurança
Os testes de colisão tiveram como base os parâmetros atualizados do Latin NCAP. De acordo com a avaliação, o SUV precisa de recall.
Novamente, o Renault Duster foi mal nos testes de segurança, desta vez aplicados pelo Latin NCAP. Os parâmetros de avaliação foram atualizados e ficaram mais rígidos em 2021. Com isso, o SUV tirou nota zero a partir dos resultados obtidos. Ele ofereceu 29,5% de proteção para adultos, 22,9% para crianças e 50,8% para pedestres.
Leia mais: Prepare o bolso: IPVA deve ficar mais caro em 2022; entenda os motivos
O modelo é comercializado na América do Sul e no Caribe. Ele não oferece opções de airbags de proteção lateral conforme ocorre nas versões vendidas na Europa.
Durante os testes, o veículo demonstrou instabilidade em sua estrutura em casos de colisão frontal. Na ocasião, foi constatado vazamento de combustível, fato que sugere o pedido de um recall.
Já em impactos laterais, uma das portas se abriu, oferecendo riscos aos passageiros do SUV. Um ponto importante é o de que a unidade utilizada nos testes possuía apenas dois airbags. Este é o número de itens exigido pela Lei.
Em 2019, o mesmo carro chegou a receber 4 estrelas no quesito da segurança em testes de colisão. Isso aconteceu antes da atualização das regras impostas pelo Latin NCAP.
Veja a nota da Renault sobre a avaliação do Duster:
O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
Em 2020, o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos.
O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei. A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia16 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia19 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança