Conecte-se conosco

Saúde

Repense seu banho: Por que a bucha diária pode não ser ideal

Publicado

em

Quando o quesito é banho, nós, brasileiros, somos um dos melhores do mundo, reconhecidos em qualquer lugar por nossos rituais diários. No entanto, apesar da inegável frequência de nossa higiene, será que a qualidade também é adequada?

A resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque muitos de nós ainda somos adeptos ao uso da bucha, além de outros erros comuns — e frequentes. De acordo com um vídeo recente feito pela médica e influenciadora Julia Melo, que viralizou nas redes sociais, expõe o que não fazer embaixo do chuveiro.

O banho perfeito: o que evitar?

Jogue a bucha fora

Na verdade, não precisa jogar fora. Mas uma dica é parar de usá-la todos os dias, já que a esfoliação promovida por esse acessório é muito agressiva para ser feita diariamente. O uso da bucha em excesso pode causar irritação, ressecamento, vermelhidão e, até mesmo, infecções na pele.

Como se não bastasse, a bucha pode acumular micro-organismos que se proliferam no ambiente úmido do banheiro, podendo transmitir doenças de pele. Então, o ideal é não usar a bucha ou fazê-lo, no máximo, uma ou duas vezes por semana, com muito cuidado e delicadeza.

Frequência de banhos

Por mais que os brasileiros sejam conhecidos pela prática dos banhos diários, a frequência pode ser variável, com base no local no qual a pessoa mora — se é mais ou menos quente, por exemplo — e com o que ela trabalha — materiais contaminantes ou afins.

No entanto, a frequência deve se manter em, no máximo, dois banhos por dia. Qualquer coisa a mais que isso pode tirar a proteção da pele e ressecá-la, já que entra em contato com o sabonete, água quente e demais produtos.

Temperatura

Um ponto sensível, já que a maioria das pessoas só toma banho “pelando”. No entanto, quando a água está muito quente, ela remove a camada de gordura que protege e mantém a pele hidratada. Existem os defensores do banho sempre gelado, mas isso não é necessário, uma temperatura amena deve bastar.

Fechando com chave de ouro

Por fim, após tomar o primeiro (ou segundo, no máximo) banho do dia, deixar a bucha de lado, ajustar a temperatura para não prejudicar sua pele, só falta uma coisa: passar um hidratante ainda no chuveiro, já que é muito fácil de esquecer depois. Prontinho, agora você sabe tudo para tomar o banho perfeito.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS