Conecte-se conosco

Automobilística

Respeito no trânsito: 3 hábitos que podem evitar acidentes com motociclistas!

Alguns hábitos no trânsito podem ser perigosos para si e para os outros, mas, para os motociclistas, os riscos são ainda mais frequentes.

Publicado

em

motocicletas trânsito

O trânsito nas grandes cidades pode ser uma verdadeira dor de cabeça para muitos motoristas. Além do estresse e do tempo perdido no tráfego, é preciso ter atenção redobrada com os motociclistas, que circulam com frequência pelas ruas e avenidas.

Para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes, existem alguns hábitos que os condutores devem abandonar quando estão dirigindo em meio ao tráfego de motos. Abaixo, listamos 3 práticas que devem ser deixadas de lado para que todos trafeguem com segurança.

3 hábitos que geram riscos aos motociclistas

1. Mudar repentinamente de direção

Mudar de direção repentinamente é uma conduta perigosa no trânsito. Ao realizar uma alteração tão repentina, o motorista pode surpreender os demais usuários da via, que não têm tempo suficiente para reagir e evitar uma colisão.

Por isso, é importante que realizar as mudanças de direção de forma gradual e sinalizar suas intenções com antecedência, garantindo a segurança de todos na via, principalmente dos motociclistas.

2. Mudar de faixa sem acionar a seta

Não dar seta antes de mudar de faixa também pode aumentar significativamente o risco de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas. Isso ocorre porque esses condutores têm mais facilidade de se locomover entre as faixas, e a falta de sinalização por parte do motorista pode pegá-los de surpresa, gerando colisões e quedas.

Além disso, a falta de sinalização é considerada uma infração de trânsito, passível de multas e pontos na carteira. Atualmente, a punição é de multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

3. Deixar o veículo muito próximo ao da frente

Dirigir “colado” no veículo à frente é uma prática perigosa que pode resultar em acidentes de trânsito graves. Isso porque, ao seguir muito próximo do carro da frente, o motorista tem pouco tempo para reagir em caso de uma freada brusca ou outra emergência, o que pode causar uma colisão traseira.

Esse hábito é ainda mais perigoso para os motociclistas, pois em caso de batida entre dois veículos, eles têm mais dificuldade para frear e correm o risco de terem o corpo lançado em uma colisão. Por isso, é importante que os condutores mantenham uma distância segura do veículo à frente, a fim de evitar acidentes e garantir a segurança de todos na via.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS