Tecnologia
Retirada definitiva: Aplicativo Google Now Launcher vai parar de funcionar
Atualização do app decretará o fim dele ainda este mês. Lançado em 2014, ele foi substituído por outras ferramentas, como o Pixel Launcher.
O aplicativo Google Now Launcher está com os dias contados. Ele deve parar de funcionar nas próximas semanas, conforme indícios descobertos pelo portal 9to5Google.
Ao verificar o código do app em sua versão atualizada (14.14), o site identificou a alteração que bloqueará o uso da ferramenta em aparelhos smartphones. A Google ainda não divulgou uma informação oficial, tampouco a data específica para a paralisação do serviço, mas como os indicativos são fortes, os especialistas acreditam que a paralisação ocorrerá ainda este mês.
Dispositivos que ainda têm o app instalado voltarão, automaticamente, ao launcher padrão do sistema operacional. Se você costuma utilizar o programa, é bom ficar de olho e se atentar para isso.
Criação
O Google Now Launcher foi lançado em 2014 com a promessa de oferecer uma interface mais limpa e intuitiva. Seu tempo de destaque no mercado, no entanto, foi curto.
Logo ele foi substituído pelo Pixel Launcher e, quatro anos depois, em 2018, a sua compatibilidade com determinados dispositivos foi limitada. O app acabou sendo retirado da Play Store, diante desse cenário.
Paralisação
A simples retirada da loja, porém, não significou a paralisação do funcionamento do aplicativo. Quem seguiu com ele instalado deve ter percebido que o Google Now Launcher continuou na ativa.
Essa realidade será um pouco diferente a partir de agora, pois a empresa pretende desativá-lo e retirá-lo do mercado de maneira definitiva, mas com uma possível brecha para os usuários antigos. A única saída para quem gosta do app e gostaria de continuar recorrendo a ele, será fugir da atualização.
Apesar da falta de detalhes, acredita-se que ele seguirá funcionando na versão antiga. Ou seja, ele parará de funcionar somente para quem atualizá-lo para a versão mais recente (14.14).
De toda forma, o Pixel Launcher seguirá vivo e ativo, com funções semelhantes. O aplicativo recebeu, inclusive, uma série de novas funções com o update para o Android 13.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida