Conecte-se conosco

Investimentos

Revolução na moda: entenda mais sobre a técnica Upcycling

Mostrando a versatilidade do jeans, microempreendedora carioca utiliza da técnica para criar peças de roupas menos poluentes ao meio ambiente

Publicado

em

Você sabia que o mercado da moda é um dos mais poluentes ao mundo? Esse cenário pode ser restaurado, dando vida a novas roupas, com peças já descartadas.

Veja também: Pesquisa mostra publicidade irregular de fórmulas infantis em farmácias e supermercados

Esse processo é denominado upcycling. A técnica é usada para reutilizar algo que seja descartado, fazendo com que prolongue o ciclo de vida do produto, agregando ainda mais valor e com menos impacto ao meio ambiente.

Para a fundadora da Think Blue, Mirella Rodrigues, o projeto é totalmente artesanal, não sendo considerado uma tendência ou estilo, mas sim, uma nova técnica de fazer roupas.

Mirella acredita que a etapa fundamental do processo é a desconstrução, na qual é possível escolher ou garimpar um produto já descartado, transformando-o em algo diferente e muito mais bonito.

O surgimento da Think Blue ocorreu, devido à uma pesquisa para a iniciação científica de Mirella que, em 2014, cursava moda na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

Assim, ao analisar os efeitos que a indústria têxtil causa no mundo, a microempreendedora se impactou com os resultados e buscou novas soluções. Aprofundando-se mais nas pesquisas e nas formas menos poluentes, desenvolveu seus produtos com a técnica upcycling, na qual foi a mais atraente.

Atualmente, a Think Blue é um ateliê, visando as premissas do slow fashion, considerada uma moda mais lenta e que transparece todos os processos. Ao desenvolver uma coleção, Mirella compartilha suas ideias com as parceiras de trabalho e depois parte para os brechós beneficentes da cidade.

Além disso, usa de sua casa para fonte de execução, uma vez que não possui condições para realizar seu trabalho em um local externo.

Ao ser questionada sobre o processo de criação, Mirella afirma que realiza estudos e absorve inspirações, as quais podem transparecer diferentes formas de reutilizar aquele mesmo produto, auxiliando, até mesmo, a definição do tema de sua coleção.

Por fim, a microempreendedora ainda complementa sobre a versatilidade do jeans, podendo transitar em todas as classes sociais. Ademais, para realizar a técnica, Mirella também procura resgatar fazeres manuais de suas ancestrais e de outras mulheres do século passado, fortalecendo ainda mais as protagonistas femininas da moda.

Tenho 21 anos, sou carioca e atualmente estou cursando Jornalismo, e também sou formada pelo curso de línguas estrangeiras CCAA, idioma inglês nível avançado. Gosto bastante de escrever, sou muito focada, e procuro sempre atingir o melhor em tudo que faço.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS