Tecnologia
Revolução no sistema de energia solar é promessa de MIT
Nova tecnologia de produção de energia solar deve revolucionar o mercado, possibilitando seu uso nas mais diversas superfícies.
Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram uma tecnologia que promete revolucionar o sistema de geração de energia solar. A inovação se trata de células solares de tecido ultraleve capaz de transformar qualquer superfície em uma fonte de energia.
Ou seja, o grupo de cientistas do MIT desenvolveu uma tecnologia de células fotovoltaicas inédita que, além de apresentar uma boa durabilidade, tem uma flexibilidade impressionante, mas o mais surpreendente é a espessura: é muito mais fina do que um fio de cabelo humano.
Essas células são coladas em um tecido forte e bem leve, o que torna a sua aplicabilidade excelente: podendo ser instalado facilmente em diversas superfícies fixas.
Vantagens dessa grande inovação
As comparações com os painéis solares convencionais são otimistas. A primeira vantagem que podemos destacar desta nova tecnologia é a versatilidade.
Por ser extremamente leve e flexível, ela pode se adaptar facilmente diversas situações. Sendo possível, por exemplo, gerar energia em movimento, como um tecido de energia vestível ou transportar e instalar de forma rápida em locais remotos para assistência em emergências.
Sobre o peso, é importante destacar que as células desenvolvidas possuem um centésimo do peso dos painéis convencionais, atualmente vendidos no mercado de energia solar.
Por esse motivo, possuem capacidade para gerar 18 vezes mais energia por quilo. Além disso, essa tecnologia é feita em tintas semicondutoras utilizando processos de impressão que podem ser dimensionadas no futuro para a produção em grandes áreas.
Devido a todas essas características, a nova tecnologia desenvolvida pelo MIT pode ser laminada em várias superfícies, podendo, inclusive ser usadas em impressões.
Isso porque os pesquisadores desenvolveram células de energia solar de película fina que são totalmente imprimíveis, utilizando materiais a base de tinta e técnicas de produção escaláveis.
Um exemplo prático dessa ampla empregabilidade é a possível utilização em um barco, já que a nova tecnologia pode ser integrada às velas de um barco, fornecendo energia em alto mar ou também pode ser aplicada em asas de drones, aumentando sua autonomia.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%