Conecte-se conosco

Tecnologia

Revolução! Página do Google deve mudar após ameaça do TikTok e ChatGPT

Ferramentas de pesquisa em outras plataformas vêm conquistando adeptos e já alerta a gigante de tecnologia sobre possível perda de espaço

Publicado

em

A aparência de umas das páginas mais famosas e reconhecíveis do mundo deve mudar em breve. Estamos falando do Google, o buscador mais utilizado no planeta.

À medida que outros aplicativos e plataformas ganham espaço com ferramentas próprias de busca, como o TikTok e o ChatGPT, aumentam os rumores sobre uma possível readaptação do Google para se contrapor a essa “ameaça”.

O avanço dessas opções impacta diretamente na gigante da pesquisa na internet. Com a evolução da tecnologia e a crescente preferência dos usuários por novas alternativas, o Google se prepara para lidar com os desafios.

Poucos ajustes

Nos últimos anos, o buscador passou por pouquíssimos ajustes de design, até porque os resultados vinham sendo positivos. Só em 2022, a empresa faturou US$ 162 bilhões em publicidade impulsionada pela própria página.

O futuro, no entanto, é dado como incerto e exige reflexão. Um aspecto que evidencia isso está nos números que já circulam internamente.

O Google registrou estabilização no número de sites ativos, o que revela que os usuários estão optando por outras alternativas de pesquisa na internet.

Expectativa de alteração

O TikTok e o ChatGPT avançam nesse sentido. Além deles, o buscador Bing da Microsoft também entrou na corrida, com a implementação do algoritmo convencional, no início deste ano.

Com a popularidade conquistada pela concorrência, o Google se vê obrigado a seguir as tendências do momento, sob pena de perder o espaço conquistado.

O que se espera, em curto prazo, é o início da implantação de novas ferramentas e formatos, deixando o tradicional design de lado, além da adoção de uma nova forma de demonstração dos resultados.

Ideia

Uma das intenções da companhia é adicionar a função de diálogo das IAs aos resultados de busca, além de vídeos curtos e publicações de redes sociais.

O jornal The Wall Street Journal chegou a divulgar que as mudanças estão próximas e devem começar a ser lançadas ainda este mês, durante a conferência anual de desenvolvedores, chamada “I/O”.

O projeto, segundo a publicação, será chamado de “Magi”. Se confirmada a informação, o Google deve sair na frente, diante da mudança de hábito dos consumidores de pesquisa na internet. Caso contrário, terá de conviver com a crescente ameaça de outros serviços.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS