Conecte-se conosco

Automobilística

Alerta de Segurança: Por que você não deve apoiar os pés no painel do carro

Apoiar os pés no painel do carro é muito comum, mas também muito arriscado, afinal, em caso de acidentes pode gerar lesões gravíssimas.

Publicado

em

Um hábito frequentemente visto, mas extremamente perigoso. É assim que especialistas na segurança de veículos define o péssimo hábito de passageiros de viajarem com os pés apoiados no painel quando estão sentado no banco do carona.

Um clube de mobilidade suíço, o TCS (Touring Club Suisse), realizou testes de colisão colocando um manequim nessa posição dentro de um carro demonstrando as possíveis e prováveis lesões que poderiam ser causadas.

Foi usada uma barreira fixa deformável e o impacto do veículo com esta barreira foi controlado a 64 Km/h. Com o experimento, o airbag se acionou e lançou as pernas do manequim contra sua cabeça e seu tronco. Uma pessoa teria lesões graves e os ferimentos causados poderiam ser fatais.

Mesmo sem o acionamento do airbag, ficou claro que a posição não favorece a eficiência do cinto de segurança. O passageiro pode escapar da proteção do cinto e sofrer traumas e fraturas, além de lesões na coluna.

Segundo ortopedistas, o que ocorre é que viajar com os pés apoiados sobre o painel faz com que o quadril permaneça em posição de flexão. Ocorrendo um impacto, pode ocorrer deslocamento da articulação e fratura.

Além de quebrar o osso, ainda é possível atingir o nervo ciático, que fica na região, causando danos permanentes e limitação de movimentos nas pernas de forma permanente.

Uma enfermeira dos Estados Unidos, Audra Tatum, viajava dessa maneira e o veículo em que se encontrava sofreu uma colisão. Mesmo sendo em baixa velocidade, o airbag foi acionado e ocasionou fraturas no braço, fêmur e tornozelo e o nariz quebrado.

Audra levou mais de um ano para voltar a andar após várias cirurgias. Infelizmente, precisou abandonar a profissão pois não podia mais realizar diversas tarefas relacionadas ao seu trabalho.

Então, fica o alerta para a viagem ser segura: cinto de segurança e pés para baixo quando estiver no carro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS