Conecte-se conosco

Automobilística

Três carros populares no Brasil tiram nota zero em segurança

Latin NCAP alterou os parâmetros de avaliação e veículos foram reprovados. Entre as marcas estão a Hyundai, Ford e Renault. Confira mais:

Publicado

em

O Renault Duster, Hyundai HB20 e o Ford Ka reprovaram nos testes de segurança do Latin NCAP. Os parâmetros de avaliação foram atualizados e ficaram mais rígidos em 2021. Com isso, o SUV e os dois hatchs tiraram nota zero a partir dos resultados obtidos. 

Leia mais: Gasolina batizada? Entenda por que se coloca etanol na gasolina

Os mesmos veículos já haviam passado nos testes do NCAP anteriormente. Porém, o método de avaliação mudou em outubro de 2020. Com isso, as notas de segurança também foram alteradas.

Requisitos

Com isso, ter uma avaliação ruim em alguns dos quesitos é quase garantia de nota zero. No caso, os danos da estrutura são um dos fatores decisivos.

Fora isso, alguns itens adicionais passaram a ser sugeridos e cobrados no teste. Entre eles estão o controle de estabilidade eletrônico, lembretes de cinto de segurança e proteção e pedestres. Muitos veículos em versões mais simples, principalmente, não possuem esses recursos. Afinal, nada disso era cobrado anteriormente.

Apesar disso, o Latin NCAP afirma que as montadoras estavam cientes da mudança desde 2017. As novas normas começaram a ser implementadas ainda em 2019. Porém, somente neste ano, os testes acabaram sendo motivo de polêmicas.

Para conquistar nota máxima na primeira etapa de testes é necessário obter pontuação mínima de:

– 75% na proteção de ocupantes adultos;

– 80% em proteção de ocupantes infantis; 

– 50% em proteção de pedestres; e

Vale destacar que o Latin NCAP aumenta a porcentagem de pontos necessários em cada aspecto ao longo dos anos

Veja a nota da Renault sobre a avaliação do Duster:

O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.

Em 2020, o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes. É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos.

O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei. A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS