Conecte-se conosco

Tecnologia

Rizr: Motorola inova com celular de tela enrolável e deve ofuscar o iPhone 15

Tela que expande e câmera oculta? Protótipo do novo aparelho da marca já gera comoção nas feiras de exibição e promete impactar o mercado.

Publicado

em

Já há alguns anos, os smartphones mantêm certa semelhança entre eles, independentemente da marca, e sem apresentar grandes novidades, desdobrando sempre entre câmera, tela sensível ao toque e formato retangular.

Essa tendência, no entanto, está perto do fim, com a chegada do novo modelo da Motorola. O Rizr significará uma ruptura no mercado e deve ofuscar, até mesmo, os futuros lançamentos das grandes concorrentes, como Apple e Samsung.

Tudo isso porque o aparelho possui uma tela expansível ou enrolável, que tem gerado curiosidade no mercado a cada feira de tecnologia e já é considerada a grande novidade do setor, desde o surgimento do iPhone, em 2007.

Como é o aparelho?

O dispositivo em si é compacto, quando retraído, e cabe facilmente em bolsos, pois ocupa pouco espaço. Ele aumenta de tamanho quando acionado o botão lateral, que desliza e aumenta a tela.

O nome Rizr, inclusive, não foi escolhido por acaso. Além de lembrar o Razr, aparelho dobrável da marca, conhecido como novo V3, refere-se também ao verbo “rise” em inglês, que significa subir.

Para acionar a tela enrolável, basta dar dois toques no botão lateral. O mesmo deve ser feito para retraí-la. Além disso, o aparelho se adaptar conforme a utilização de determinadas funções. Veja exemplos:

  • Ao abrir o aplicativo do Gmail e escrever um e-mail, a tela expande automaticamente;
  • Quando no YouTube, ao ver um vídeo e mudar do modo retrato para paisagem, ela também expande.

Rizr, celular enrolável da Motorola (Imagem: Reprodução / Motorola)

Tela fina e câmera oculta

O que chama a atenção é que a tela possui ótima qualidade e é bem fina. Até então, a marca tem apresentado, somente, o protótipo do aparelho em feiras de exibição.

Ele apresenta duas câmeras na parte traseira e uma câmera frontal que fica em uma espécie de módulo oculto. Ele só surge quando é acionado o modo autorretrato.

A experiência de tirar selfies, inclusive, será diferente, com possibilidade de uso da parte traseira. Isso acontece porque quando o celular está retraído, parte da tela fica na traseira do aparelho e serve de visor para tirar fotos.

Até o momento, a Motorola não divulgou a previsão de lançamento oficial do Rizr. Os dobráveis da marca são o foco, neste momento, mas em breve o celular enrolável deve ganhar as prateleiras e quebrar barreiras no segmento.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS