Tecnologia
Robô pedreiro! Conheça Hadrian X, novo robô que constrói casas
Empresa australiana FBR Limited lançou o robô de alvenaria chamado Hadrian X. Ele opera na construção de casas e já chegou batendo recordes. Conheça esse robô e como ele funciona!
Se você acha que robôs se limitam apenas às fábricas, precisa conhecer o Hadrian X, o pioneiro sistema robótico de alvenaria. Desenvolvido pela empresa australiana FBR Limited, esse inovador sistema é capaz de construir as paredes de uma casa de 4 quartos e 2 banheiros em pouco mais de 24 horas, utilizando modelos CAD 3D.
Como funciona o Hadrian X?
Foto: via instagram fbr_ltd
Embora os materiais de construção tenham evoluído com o tempo, o método de assentar tijolos cerâmicos ou blocos de concreto permaneceu praticamente inalterado ao longo de milênios, dependendo principalmente da mão de obra humana. O Hadrian X, no entanto, apresenta uma alternativa revolucionária.
Esse dispositivo é surpreendentemente compacto e pode ser facilmente transportado em caminhões convencionais para diversos locais de construção. Além disso, é versátil o suficiente para ser carregado em barcaças, barcos, trens e outros meios de transporte, chegando, assim, onde quer que seja necessário.
O Hadrian X opera por meio de um software de otimização exclusivo que traduz um esboço da parede em posições reais dos blocos físicos. Enquanto executa a construção, emprega a tecnologia patenteada de estabilização dinâmica da FBR. Essa tecnologia monitora o vento, vibrações e outras possíveis interferências em tempo real, garantindo a precisão constante na colocação dos blocos.
Quando em pleno funcionamento, o Hadrian X é capaz de posicionar aproximadamente um bloco a cada 20 a 30 segundos, o que se traduz em mais de 1.000 blocos padrão em uma única hora.
Benefícios da inovação
O Hadrian X traz uma série de benefícios não apenas para a construção, mas também para a sociedade em geral.
- Redução do tempo de construção: casas e edifícios comerciais podem ser erguidos em questão de dias, encurtando significativamente o tempo de construção em comparação com métodos convencionais que levariam semanas.
- Aumento da precisão e consistência: o uso do Hadrian X garante que todas as partes envolvidas na construção trabalhem a partir do mesmo conjunto de planos, resultando em uma construção mais precisa e consistente.
- Ambientes de trabalho mais seguros e ecológicos: os canteiros de obras se tornam locais de trabalho mais seguros e agradáveis, com menos desperdício e um menor impacto ambiental.
- Redução de custos de construção: ao otimizar o processo de construção, o Hadrian X pode contribuir para a diminuição dos custos gerais de construção.
Recordes do Hadrian X
A FBR Limited está aplicando o Hadrian X na construção de 16 casas geminadas em Willagee, Austrália Ocidental, representando o maior e mais complexo projeto que a empresa já realizou. Isso inclui a construção de paredes portantes, divisórias internas, sapatas e lajes de concreto.
Durante a construção, o Hadrian X estabeleceu um novo recorde de altura, com sucesso no lançamento de carreiras de blocos de 9,2 metros de altura. A versatilidade do Hadrian X também fica evidente na complexidade do projeto, que envolve a construção de paredes duplas de oito metros de altura com tijolos acústicos entre cada casa geminada.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política9 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Finanças1 dia atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?