Conecte-se conosco

Agronegócio

RS: moinhos estão sem trigo e sem condição de comprar matéria-prima

A previsão é que o abastecimento em 2022 seja difícil, tanto de matéria-prima, quanto de subprodutos para o mercado transformador

Publicado

em

Nesta semana, a TF Agroeconômica divulgou que muitos moinhos estão sem trigo e sem condições de comprar matéria-prima devido aos altos preços. “Preços baixos das farinhas e preços muito elevados do grão. Com isto, quem tem dinheiro não vai comprometer o seu lucro com operações de prejuízo daqui para frente. Quem não tem, vai ter que tomar decisões difíceis. Estamos prevendo que o abastecimento em 2022 será difícil, tanto de matéria-prima, quanto de subprodutos para o mercado transformador, quanto para o consumidor final”, informou a consultoria.

Segundo um moinho gaúcho citado pela TF, o ano de 2021 foi marcado por mudanças. “Tivemos um ano difícil, aliás a economia como um todo passou dificuldades e conosco não foi diferente, porém ainda vamos fechar um ano com balanço positivo. Em 2020 iniciou a pandemia e nós tivemos que nos adaptar a um novo modelo de vida”, ressalta.

Ele ainda afirma que o crescimento avassalador dos Cash Care, principalmente pelas redes de Atacarejos e também a indústria de pães congelados, está eliminando as padarias e os mercados de bairros, clientes de pequeno e médio porte que pagavam com um preço melhor para dar sustentabilidade nos negócios.

“Hoje vejo muitas indústrias transferindo suas margens e seu capital de giro para esses clientes gigantes que invadiram o mercado e estão tomando conta. Em alguns casos já ouvi relatos que não só transferiram capital de giro ou lucros bem como o patrimônio da empresa e vieram a fechar as portas. Mas, enfim, para permanecer no mercado nos dias de hoje principalmente no nosso segmento tem que estar atento a tudo”, informou.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS