Conecte-se conosco

Agronegócio

Sabia que dá para germinar abacate em água? Aprenda como fazer!

Sem substrato, saiba como germinar caroço de abacate de um jeito bem simples, utilizando apenas água. Confira detalhes.

Publicado

em

Você sabia que dá para germinar abacate a partir do caroço utilizando apenas água? Isso mesmo! É possível germinar a semente/caroço sem substrato.

A ideia, além de possibilitar que você faça quantas mudas de abacate quiser, serve ainda para ornamentar o ambiente, afinal, não é todo dia que você vê um pé de abacate crescendo em um vaso com água, não é? Ficou curioso, então, acompanhe o passo a passo e não deixe de realizar essa experiência!

Passo a passo

Passo 1

Selecione um abacate maduro e saudável e corte-o com cuidado para não danificar o caroço. Limpe o caroço retirando qualquer resquício de polpa que, por ventura, tenha ficado.

Passo 2

Separe um copo com água e prepare o caroço. Segure-o com o lado pontudo para cima e enfie quatro palitos de dente na parte central, apenas o suficiente para dar firmeza.

Assim, você poderá equilibrar o caroço dentro do copo sem inseri-lo completamente no recipiente. Coloque o caroço de abacate (com os palitos) na borda superior do copo.

Os palitos precisam ser posicionados na borda, mantendo apenas 2,5 cm do caroço imerso no líquido. A extremidade afiada do caroço deve ser direcionada para o alto, enquanto a porção arredondada fica submersa na água.

Passo 3

Deixe até que comece a germinar. Coloque o recipiente com o caroço em um local bem iluminado e com clima ameno.

Substitua o líquido a cada 24 ou 48 horas para impedir que agentes nocivos como fungos, bactérias e outros interfiram no procedimento. A extremidade inferior do caroço deve ser mantida constantemente úmida e submersa no fluido.

Passo 4

O caroço vai começar a se abrir em cima e embaixo. Em cerca de quatro semanas, as raízes começam a aparecer, assim como o broto com folhas.

Passo 5

Depois que a muda estiver bem desenvolvida, faça o transplante, plantando-a em local definitivo. Prepare o solo e regue o suficiente para manter a terra úmida. Adubações também são bem-vindas, já que aceleram o processo de frutificação.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS