Conecte-se conosco

Saúde

Saboreie com sabedoria: O universo dos presuntos e a escolha certa!

Conheça todos os tipos de presunto disponíveis no mercado e descubra qual é o mais recomendado para consumo.

Publicado

em

Você costuma consumir presunto? Esse alimento é muito versátil e pode ser usado em diversas receitas, como sanduíches, massas, omeletes e molhos.

Porém, existem vários tipos de presunto, cada um deles com características diferentes. Continue a leitura para conhecer todos e descubra qual é a opção mais saudável.

Conheça os tipos de presunto!

O presunto é um produto feito a partir da perna do porco, que pode ser defumada, cozida ou curada. Dependendo do modo de preparo, do corte e da origem da carne, o presunto pode ter um sabor, textura e uma composição nutricional diferentes. Confira:

Apresuntado

Esse tipo de presunto é feito com as sobras da produção do presunto comum e outros ingredientes para dar sabor e textura. É mais gorduroso, menos proteico e mais salgado que o presunto comum, por isso, é considerado menos saudável. Uma fatia de apresuntado tem, geralmente, 25 calorias.

Presunto comum

É o mais fácil de encontrar em mercados e padarias. Feito com o pernil do porco, sal e aditivos alimentares, como conservantes, realçadores de sabor e corantes. Tem uma boa quantidade de proteína, mas também tem gordura saturada, colesterol e sódio. Geralmente, uma fatia de presunto comum tem 24 calorias.

Presunto parma

Esse é um tipo de presunto seco e curado, originário da Itália. É feito com a carne das pernas do porco, salgada e maturada por até três anos. Tem um sabor intenso e uma textura macia e delicada. É rico em proteína, mas também tem gordura e sódio, além de ser mais caro que os outros. Uma fatia tem, geralmente, 80 calorias.

Qual é a opção mais saudável?

Entre esses tipos de presunto, o mais saudável, segundo os especialistas, é o tradicional, por ter menos gordura e sódio que os demais, mas o parma também entra na lista.

No entanto, nenhum tipo de presunto é recomendado para um consumo frequente, pois são alimentos ultraprocessados que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer. O ideal é consumir presunto com moderação e preferir carnes frescas ou minimamente processadas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS