Conecte-se conosco

Agronegócio

Saião: o segredo da medicina natural que você precisa conhecer

O saião é uma planta que faz parte da família das suculentas e possui vários benefícios para a saúde. Aqui explicaremos quais são.

Publicado

em

O saião é uma planta cientificamente conhecida como Kalanchoe Pinnata, mas algumas pessoas podem conhecê-la como folha-da-fortuna. Suas folhas são semelhantes as das suculentas e podem chegar até 1m de altura, principalmente em momentos que dão flores.

A erva é uma planta medicinal originária da América do Sul. O nome saião faz uma referência ao tom avermelhado das pétalas de suas flores, que apontam para baixo e se parecem com uma saia. Já as folhas verdes da planta são longas e com bordas marrons.

Imagem: shutterstock

Os principais benefícios do saião

Inúmeras pessoas não têm conhecimento disso, mas o saião possui propriedades diuréticas que ajudam até mesmo quem sofre de inchaços nas pernas e em todo o corpo. Sendo assim, se seu corpo retém muito líquido, o saião pode se tornar um aliado e ajudar a reduzir.

A espécie também é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, que é muito utilizada no tratamento de condições como furúnculos, diabetes e tosse. Além do mais, o saião também é eficaz no tratamento de gastrite e redução de inflamações.

O paisagista Marlon Lima explica:

“A espécie também auxilia no controle de alergias e doenças autoimunes, evita ataques anafiláticos por picada de insetos e cálculos renais. O uso mais comum da planta é no preparo de chás.”

Porém, apesar dos vários benefícios, tome cuidado, pois é perigoso para os animais de estimação. As pessoas que sofrem com problemas cardíacos também não devem fazer uso da planta. Muito menos crianças e grávidas em período de amamentação.

Saiba como cuidar da planta

“Essa espécie gosta de locais com sol ou meia-sombra, por isso, é indicado garantir de 4 a 6 horas de bastante luminosidade diariamente”, diz o paisagista. A planta também é fácil de cuidar e não exige grandes esforços para mantê-la viva.

O saião também faz parte da família das suculentas e por isso deve ser cultivado em solos muito bem drenados. Mantenha-os sempre úmidos e molhe quando notar que a terra secou.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS