Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba a origem do Flamboyant e algumas curiosidades dessa árvore maravilhosa

Conheça um pouco mais sobre uma das árvores mais bonitas do mundo!

Publicado

em

Originária da costa leste da África, mais especificamente de Madagascar, mas também das ilhas do Oceano Índico, essa linda árvore também é conhecida como acácia-rubra, flamboiã, flamboaiã, árvore-flamejante, flor-do-paraíso e pau-rosa.

Veja também: Quais os cuidados ao plantar cereja?

Atualmente, essas árvores vistosas podem ser encontradas em todo o país. São especialmente comuns na região Sudeste e costumam ser plantadas em parques, praças, jardins e calçadas.

Não é recomendado o plantio em calçadas estreitas, pois a resistência de seu sistema radicular pode romper o cimento e danificar a estrutura e edificações próximas. 

O tronco do flamboyant é muito forte e grosso. No topo, inicia-se a ramificação, produzindo ramos que sustentam belas flores. A copa de uma árvore flamboyant pode ser bastante ampla, às vezes até maior em diâmetro do que o tronco alcança.

Com isso, a árvore adulta tende a crescer bem rápido e pode chegar a  metros de altura.

Cores

Durante as estações de floração da primavera e do verão, grandes cachos de flores podem ser vistos pendurados nos galhos do flamboyant. Enquanto os tons de vermelho e laranja são mais comuns no Brasil, outras flores mais claras também podem ser encontradas, como tons de salmão.

Além disso, a espécie Flavida é uma variedade da árvore flamboyant que produz apenas flores amareladas.

A árvore também dá frutos na forma de vagens longas que pendem dos galhos. Estas vagens podem crescer até 60 cm de comprimento e contém muitas sementes.  

Cultivo

Primeiro, deve-se observar o espaço disponível. São árvores enormes com raízes fortes, troncos e galhos que requerem muito espaço para crescer sem danificar as estruturas das calçadas, casas e tubulações do entorno. 

Caso você tenha esse espaço, ao fazer o plantio, utilize uma muda com no máximo um ano de idade. Além disso, o local deve possuir solo bem drenado, adubado e com bastante incidência solar durante o dia. Em três ou quatro anos seu flamboyant irá florescer. 

Agora que você sabe um pouco mais sobre essa maravilha de árvore, que tal iniciar o plantio? 

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS