Política
Saiba como acelerar o processo de aposentadoria
Você está prestes a se aposentar? Saiba que há algumas situações que podem acelerar esse processo, além de aumentar o valor do benefício.
Você está prestes a se aposentar? Saiba que há algumas situações que podem acelerar esse processo, além de aumentar o valor do benefício.
Muitas pessoas desconhecem os fatores que podem aumentar a velocidade de aprovação da aposentadoria, e isso pode atrasar o tão sonhado descanso. Por esse motivo, trouxemos uma lista com as situações podem acelerar esse processo para você. Fique ligado!
Trabalho de alta periculosidade
Esse tipo de trabalho pode acrescentar de 20% a 40% no valor do benefício, dependendo do gênero do solicitante. A lei da condição insalubre ou periculosa foi retirada com a reforma da previdência. Porém, quem trabalhou antes desse período tem direito ao benefício.
Para atestar que trabalhou nessas condições, basta apresentar a carteira de trabalho, o Laudo de Condições Ambientais de Trabalho ou o Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Período sem registro
Se você conseguir comprovar um trabalho sem registro, ele pode sim valer para a aposentadoria. Esse tempo pode ser comprovado com cartão de ponto, comprovante de férias, prints de redes sociais, livro de registro de empregados, holerites e até mesmo com fotografias.
Trabalho rural anterior a 1991
Quem trabalhou até essa data em regime de economia familiar, produzindo para o próprio sustento ou com um pequeno comércio, pode utilizar esse tempo para dar entrada na aposentadoria.
Contudo, esse tipo de processo deve ser feito na justiça, já que é algo mais difícil de ser provado. Portanto, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento de irmãos que nasceram na zona rural;
- Certidão do Incra;
- Cópia do prontuário de identidade;
- Documento do imóvel rural;
- Histórico escolar de escola rural;
- Notas fiscais da época;
- Testemunhas.
Serviço militar
O tempo servido no Exército também vale como tempo a mais para a aposentadoria. Porém, esse período não pode ter sido utilizado para obter benefícios previstos em Regime Próprio Público ou Militar. Nesse caso, ele não pode ser utilizado novamente.
Importante!
Lembrando que para conseguir tanto um acréscimo no seu benefício, quanto uma aceleração no processo, é preciso portar uma documentação completa, que possa comprovar todas os requisitos solicitados.
O processo precisa passar por avaliação, e em algumas situações, como no trabalho rural, será preciso utilizar os meios judiciais. Se você precisar de auxílio, procure um profissional do meio do direito trabalhista que possa tirar suas dúvidas e até mesmo analisar seus documentos.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer