Política
Cadastro Único permite que cidadãos tenham acesso a passagem gratuita de ônibus
O CadÚnico oferece diversos benefícios aos seus cadastrados. Entre essas vantagens, está a isenção na taxa de viagens de ônibus.
Como parte do sistema de auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade, o Governo Federal desenvolveu o programa Cadastro Único (CadÚnico), que identifica cidadãos de baixa renda e em situação de pobreza ou extrema pobreza, com a finalidade de atribuir a essas pessoas alguns benefícios e acesso a programas sociais, como o Bolsa Família.
Se o cadastrado tiver entre 15 e 29 anos, terá acesso ao programa ID Jovem, que visa contemplar jovens e adultos de baixa renda com o incentivo cultural e diversificado. Entre os benefícios, estão a meia-entrada em ingressos de shows, teatro e cinema, além da possibilidade de fazer viagens interestaduais com descontos.
Para fazer parte do ID Jovem, é preciso que o cidadão primeiro seja inscrito no CadÚnico, lembrando que, para isso ocorrer, é preciso estar em situação de vulnerabilidade ou pobreza, tendo como renda per capita até dois salários mínimos.
Mantendo sua inscrição sempre atualizada no programa principal, o sistema do ID Jovem concede diretamente todos os seus benefícios, basta ter o cadastro na plataforma do CadÚnico ou no próprio aplicativo do ID Jovem. Com a apresentação da carteirinha digital, é possível ter acesso à meia-entrada em eventos culturais.
Isenção na passagem de ônibus
Além disso, o ID Jovem também concede passagens gratuitas para viagens interestaduais. Esse benefício é extraordinário, pois permite maior acessibilidade ao cidadão em estado de vulnerabilidade a viagens de alto custo.
Para isso, basta fazer a solicitação na empresa de viagem com pelo menos três horas de antecedência. Ao entrar em contato com a empresa, o cidadão precisa solicitar a passagem com o ID Jovem.
Após o contato, o bilhete deve ser retirado diretamente no guichê da rodoviária, onde é possível obter um desconto de até 100% no custo da viagem. Em caso de não haver a isenção total, o desconto poderá ser de 50% ou menos sobre o bilhete de viagem.
Para ter acesso a essa ferramenta, lembre-se que é preciso estar inscrito no Cadastro Único e sempre manter seus dados atualizados. Fazer esse cadastro é muito simples: basta levar seus documentos, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência, até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos24 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção