Mundo
Saiba como encontrar projetos sociais para apoiar e como se engajar mais com eles
Segundo pesquisa, 9 entre cada 10 pessoas acham o trabalho voluntário importante, sendo que, 48% afirma fazer ou já ter feito alguma atividade desse tipo.
No último dia 7 comemorou-se o dia do Voluntário Social, trabalho este que é muito importante para os brasileiros, segundo uma pesquisa do Datafolha. De acordo com a pesquisa, 9 entre cada 10 pessoas acham o trabalho voluntário importante, sendo que, 48% afirma fazer ou já ter feito alguma atividade desse tipo.
Na pesquisa pode-se ver também, que 71% das pessoas tem interessa em ajudar ao próximo de forma voluntária, porém, grande parte sente dificuldade em engajar nesse tipo de projeto, além da falta de oportunidade.
Para esse tipo de obstáculo, a plataforma Mobiliza foi criada, reunindo causas de diversos tipos, que estão em atividade no Brasil. Voluntários interessados podem escolher se voluntariar em causas como mutirão de construção, preservação do meio ambiente, arrecadação de alimentos, entre muitos outros.
Mas para se manter engajado com as causas, trouxemos algumas dicas que podem ajudar na hora de se voluntariar.
Encontre a causa certa para você
O mais importante é encontrar uma causa que você realmente acredite. Há muitos tipos de causas, animais, combate à fome, direitos LGBTQIA+, educação, etc. Acreditar na causa que está ajudando faz com que isso te mobilize a fazer mais e se manter interessado.
Pesquise bem
Antes de começar algo do zero, busque por organizações que já façam trabalhos pela causa, e veja se você pode apoiá-los. Se for seu desejo começar um novo projeto, ouça pessoas da causa e converse com outras instituições para não ter problemas. Além disso, sempre pesquise se seu apoio está indo para uma organização confiável.
Se organize
Organize seus recursos para que consiga ajudar a causa da melhor forma, e seja sincero e gentil com si próprio, caso não dê para ajudar o tanto quanto gostaria. Mas quando se comprometer com algo, sempre cumpra seus compromissos.
Comece aos pouquinhos
Não precisa se jogar de vez em uma causa. Vá aos poucos, sinta a organização, pense sobre isso, e vá aumentando suas participações à medida que for se interessando mais. Comece participando de ações pontuais, que tenham durações específicas, e se gostar participe de mais.

-
Mundo6 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas20 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?