Mercado de Trabalho
Saiba como estabelecer limites aos colegas mais falantes do local de trabalho
É necessário estabelecer limites para aqueles colegas de trabalho que se estendem nas conversas e em reuniões, mesmo que isso seja difícil.
Você sabe como lidar com aqueles colegas de trabalho que falam demais, muitas vezes, saindo do assunto principal em reuniões ou conversas sobre projetos? Bem, é necessário estabelecer limites, mesmo que isso seja difícil, principalmente, para líderes sensíveis.
“Líderes sensíveis”, segundo a Forbes, são aqueles empáticos, que se preocupam com a dinâmica emocional do grupo. Isso os ajuda a serem bons líderes, no entanto, muitas vezes, eles evitam conflitos para agradar a todos.
Para proteger seu time de trabalho, é importante dar um basta nessas pessoas mais falantes. Muitos fatores podem fazer com que os funcionários se excedam nas conversas. Entre eles, ansiedade, ego ou desorganização. Para ajudar o time a continuar firme, é necessário impor limites.
Segundo a grande revista, existem meios de impor esses limites de forma mais amena, como estabelecer eles em meio a conversas com “só posso conversar por 10 minutos“, ou “tenho outro compromisso em meia hora” para limitar o assunto que o funcionário venha a ter.
Sinalize que o tempo que você estabeleceu está chegando a fim. Não pense duas vezes ao começar a finalizar a conversa. Um líder pode indicar o fim de um diálogo, ressaltando quanto tempo ainda há para aquele assunto.
Ou, para impor limite durante a interação, o líder pode distribuir funções para finalizar a conversa, também se utilizando de técnicas de coaching, como perguntas amplas, para finalizar o assunto.
Outra maneira é interromper estrategicamente a pessoa é utilizando intervenções, como erguer a mão, se adiantar, pedir para compartilhar algo para agregar o assunto. Entre outras formas.
Também é possível separar um tempo para aqueles assuntos que você sabe que podem vir a se estender. Como “separei um momento para essas questões“, ou “podemos falar disso em tal dia da semana e em tal horário“.
Uma maneira de resolver, pode ser em um feedback, principalmente. se a conversa a mais está atrapalhando o seu desenvolvimento e o do seu time.
O jeito como você se expressa pode mudar a percepção de quem ouve a informação. Priorize falar em primeira pessoa, pois isso prioriza a sua perspectiva. Diga algo como:
“No momento não tenho tempo para falar“, “Estou cumprindo uma meta, podemos conversar outra hora“, entre outras formas que priorizem seu ponto de vista e suas necessidades.
Estabelecer limites muitas vezes pode ser difícil, principalmente porque pode causar desconforto para os colegas de trabalho. No entanto, é necessário que você os estabeleça, pois seus desejos e necessidades são importantes, principalmente, em sua carreira.
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