Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como fazer sua própria mini estufa caseira e cultivar espécies sensíveis em casa!

A prática ajuda no cultivo das suas plantinhas de maneira simplificada e ainda proteger as espécies de agentes externos como ventos, incidência solar e geadas.

Publicado

em

Para quem busca fazer um maior controle das condições em que as plantinhas se desenvolvem, a estufa caseira é a opção ideal. A temperatura e umidade, são ajustadas de acordo com as necessidades de cada espécie. Além disso, é uma forma de proteger suas plantas de agentes externos como ventos, incidência solar e geadas.

Entretanto, é bom lembrar que não são todas as espécies que se adaptam as estufas. Cuidar de plantas é uma atividade prazerosa, mas, também pode ser uma tarefa complicada. Plantinhas que gostam de sol, não são capazes de sobreviver nessa atmosfera. Espécies mais sensíveis como orquídeas e bromélias, são alguns exemplos do que cultivar na mini estufa.

Desse modo, já pensou em montar uma mini estufa caseira e simplificar a manutenção das suas plantas? Veja a seguir como construir uma mini estufa com materiais recicláveis e manter suas plantinhas ainda mais saudáveis. Confira!

Como fazer uma mini estufa caseira?

Para criar a sua própria mini estufa, você precisará de:

  • 2 garrafas pet de 1L
  • Cola quente
  • Substrato
  • Mudas de sua preferência

Com os materiais separados, é hora de começar o processo de criação.

  • Primeiro, corte a parte superior de uma das garrafas e fixe o gargalo no fundo da garrafa pet com cola quente, para que forme uma base para o vaso;
  • Em seguida, corte a parte superior da segunda garrafa e utilize a peça como tampa da estufa, para que a estrutura fique fechada;
  • Com a estrutura pronta, basta acrescentar o substrato e a muda de sua preferência;
  • Além disso, é recomendado fazer furos na base do vaso ou pequenos cortes na borda inferior da tampa, para que haja um bom escoamento de água;
  • E pronto! Seguindo todos os passos acima, você terá uma mini estufa perfeita para suas espécies mais sensíveis.

Você também pode utilizar outros materiais como cano de PVC e lonas transparentes, por exemplo. Entretanto, é importante que o material tenha uma certa transparência para que as espécies recebam luz solar durante o período em que permanecerem no local, auxiliando assim, no seu bom desenvolvimento.

Rega

Para deixar sua estufa úmida, é importante investir em uma frequência de regas adequada para o seu cultivo. Dessa forma, borrife água na atmosfera do recipiente para que suas plantas tenham um bom desenvolvimento.

Agora que você sabe como criar sua mini estufa caseira, que tal aderir essa prática e cultivar suas plantinhas de maneira simplificada?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS